Jamildo Melo | Publicado em 01/12/2025, às 09h14 - Atualizado às 09h30
A ex-deputada federal e ex-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, afirmou que o presidente Lula volta ao Estado, esta semana, para anunciar o início da duplicação da refinaria, considerada por ela a obra mais estruturante realizada em Pernambuco nos últimos 50 anos.
Segundo Marília, a ampliação prevista representa um investimento de aproximadamente R$ 6 bilhões e geração de 30 mil empregos diretos e indiretos.
Ela ressaltou que o projeto reforça o compromisso de Lula com Pernambuco, já que foi no governo anterior dele que a refinaria veio para Pernambuco .
"A expansão terá impacto direto na economia, na geração de empregos e em toda a cadeia produtiva pernambucana pelos próximos anos, mas isso só ocorrerá, na avaliação de Marília, se o governo do estado fizer a sua parte, como Eduardo Campos fez no passado”.
“É importante entender bem toda essa demanda e qualificar nossa mão de obra e apoiar os setores que podem contribuir com esse grande projeto , ou seja temos que colocar os trabalhadores pernambucanos e empresas à frente. Como também executar obras de infraestrutura, a exemplo do arco metropolitano. Mas sem duvida alguma será um novo marco”, disse.
A Petrobras e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) detalham nesta segunda-feira a agenda presidencial do dia seguinte em Pernambuco. Na terça-feira, dia 2, o presidente Lula participa, pela manhã, da cerimônia de anúncio de ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca.
Na tarde de terça ainda, Lula estará em Cupira, para o evento de inauguração da Barragem Panelas II e anúncio de retomada das obras da Barragem Igarapeba.
Conforme a empresa informou ao site Jamildo.com, a RNEST é a mais moderna refinaria da Petrobras e contribui para atender a demanda nacional por derivados de petróleo.
"Sua concepção foi projetada para atender a diretrizes de categoria internacional e contempla tecnologias que respeitam o meio ambiente, com destaque para o alto nível de confiabilidade e desempenho, atendimento à qualidade dos produtos, baixo custo de manutenção, baixo consumo energético, uso otimizado de água e a máxima segurança operacional".
276,2 mil pernambucanos ficam isentos do Imposto de Renda, após Lula cumprir promessa eleitoral
Lula inaugura barragem de Panelas, com Raquel, no dia do aniversário dela
Refinaria Abreu e Lima avança com projeto de expansão e vai gerar 1.500 empregos