Indústria Naval em Pernambuco será tema de audiência pública na Alepe

Ana Luiza Melo | Publicado em 09/05/2025, às 16h34 - Atualizado às 17h12

Estaleiro Atlântico Sul completa 20 anos de fundação em 2025. - Divulgação
COMPARTILHE:

Na próxima segunda-feira (12), uma audiência pública vai falar sobre a Indústria Naval em Pernambuco, especiamente sobre os desafios e perspectivas do setor. A reunião será promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval em Pernambuco, no Auditório Sérgio Guerra, na Alepe, a partir das 10h. 

A Frente foi instalada em 21 de maio do ano passado e é coordenada pelo deputado João Paulo (PT).  O objetivo do colegiado é analisar e encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo setor naval, importante área para geração de empregos.

O setor emprega cerca de 80 mil profissionais no Brasil. Já o Atlântico Sul, especificamente, chegou a gerar 7 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na construção de 15 embarcações e reparos integrativos nas plataformas P-55 e P-66, ao longo de 10 anos.  

De acordo com o coordenador da Frente, deputado João Paulo (PT), o setor precisa ser fortalecido por conta de seu potencial econômico.

“A competição com estaleiros estrangeiros, especialmente com aqueles localizados em países com a mão de obra mais barata e políticas de industriais mais favoráveis, é fator de desvantagem. Assim, faz-se necessário dotar nossa indústria naval de maior competitividade global, investir em infraestrutura e tecnologia a fim de modernizar nossos estaleiros, dentre outras iniciativas”, afirmou o parlamentar.

Debate Nacional

O Congresso Nacional lançou, em julho de 2023, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, com o objetivo de fortalecer o setor por meio de políticas públicas e incentivos à construção de navios em estaleiros nacionais.

Sob a liderança do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), presidente do colegiado, e do vice-presidente Carlos Veras (PT-PE), a iniciativa busca unir esforços do governo e da iniciativa privada para impulsionar investimentos, inovação e geração de empregos no segmento. 

carlos veras Industria Naval Audiência Pública Joao Paulo Estaleiros

Leia também

Empreendedores de Ipojuca vão receber cursos gratuitos do Sebrae


Azul tem nova rota aérea entre Recife e Madri a partir de junho


Recife Bom de Bola terá categoria transgênero pela primeira vez; veja mais sobre campeonato