Cynara Maíra | Publicado em 14/02/2025, às 07h07
Com a aproximação do fim de fevereiro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) já anunciou ponto facultativo nas repartições públicas do estado os dias 3, 4, 5 e 7 de março de 2025.
O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta sexta-feira (14), assinado pela secretária de Administração, Ana Maraíza de Sousa Silva.
Como o feriado da Data Magna é no dia 6 de março, Pernambuco terá todos os dias úteis da semana livres no começo de março.
Em 2024, após a imprensa comentar sobre a possibilidade de ocorrer 11 dias de folia carnavalesca, a governadora citou o caso em suas redes sociais.
Com a abertura do Carnaval com o Galo da Madrugada na manhã de 1º de março, no sábado, os dias de segunda (03) e terça (04) serão o foco dos festejos. Logo após a Quarta de Cinzas, que até o período manhã ainda é considerado ponto facultativo, virá o feriado da Data Magna na quinta-feira.
Como só faltaria apenas um dia para que a semana de "folgas" ficasse completa, Raquel Lyra também incluiu a sexta-feira, 7 de março, nos pontos facultativos.
Ainda no final de fevereiro de 2024, o prefeito João Campos (PSB) já tinha comunicado que iria estudar formas de integrar o feriado da Data Magna na programação de Carnaval do Recife.
A Data Magna virou feriado estadual em 8 de junho de 2017. Comemorado em 6 de março, a data homenageia a Revolução Pernambucana de 1817, um movimento de independência no qual pernambucanos se declararam independentes de Portugal e proclamaram uma república.
Na data, o Estado realiza eventos cívicos, como o hasteamento da bandeira de Pernambuco e a colocação de flores no monumento dos participantes da revolução. A escultura fica no bairro de Santo Antônio, próximo do Palácio do Campo das Princesas.
Exclusivo: Raquel Lyra novamente impedida de tomar empréstimos com Governo Lula
Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma trabalhos no Recife
Olinda terá novo mercado exclusivo para a venda de peixes