2º CD da Amazon é inaugurado no Cabo e gera 2 mil empregos

Cynara Maíra | Publicado em 07/08/2024, às 08h53

Primeiro Centro de Distribuição da Amazon no Cabo de Santo Agostinho - Reprodução
COMPARTILHE:

Na segunda-feira (05), começou a funcionar no Cabo de Santo Agostinho o segundo Centro de Distribuição (CD) da Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce no mundo. O novo CD funciona em integração com o primeiro, em atuação desde 2021. 

O novo local tem espaço para entrada de 200 caminhões ao mesmo tempo. Para o site, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Inaldo Campelo, já havia afirmado que o novo empreendimento iria gerar 2 mil empregos diretos

Inaldo Capelo declarou que a entrada do novo CD fortalecerá a receita municipal e estadual. O secretário disse que o empreendimento "coloca a cidade do Cabo como o maior centro de distribuição do grupo no Nordeste Brasileiro". 

Novas oportunidades de emprego

A elevação das oportunidades de emprego também ocorre com o novo CD do Mercado Livre, que já está operando e trará 2,5 mil empregos diretos na cidade no total. A Shopee, de Cingapura, também se encontro na cidade. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Inaldo Campelo, comentou que, unido ao novo Centro de Distribuição do Mercado Livre na cidade, o CD da Amazon traz grande oferta de emprego na cidade. 

A empresa de distribuição de energia fotovoltaica Bluesun Solar iniciou ainda em maio as atividades no Cabo de Santo Agostinho, próximo ao novo CD da Amazon, no centro logístico Armazenna. A nova unidade compõe 40% de todas as operações da Bluesun no Brasil, com cerca de 200 empregos gerados. 

Nesse cenário de inserção das empresas no local, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) demonstra que entre janeiro e junho de 2024, o Cabo já conseguiu 8.797 novos admitidos.

Apenas em junho foram 1.395 vagas preenchidas. Inaldo Campelo declarou ao site que a previsão é dobrar os resultados do primeiro semestre na segunda metade do ano. O tombo da Coperbo pode atrapalhar as previsões, considerando a perda de mais de 2,5 mil empregos.

Esses números podem assegurar para cidade um dado semelhante ao ano passado, que fez 15.903 novas oportunidades de emprego. 

Núcleo de Inovação no Cabo

A chegada de uma grande gama de empreendimentos está vinculada tanto com a localização portuária do Cabo, como também com o plano já relatado pelo site de criação de um Núcleo de Inovação do Cabo de Santo Agostinho. 

O objetivo é unificar as empresas do Porto de Suape para criação de um ambiente de constante inovação, a ação tem participação de professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, técnicos do Sebrae, Banco do Nordeste, Petrobras, a Prefeitura do Cabo e o grupo Cornélio e Ricardo Brennand. 

Segundo o secretário Inaldo Campelo, o núcleo já está no sétimo módulo de efetivação, e em breve será lançado o site para quem desejar se instalar no local. 

Cabo de Santo Agostinho emprego empreendimento

Leia também

Eleições 2024: lista de gestores com contas irregulares é entregue nesta quarta (07)


BNB financia ampliação da produção de água da Compesa


Fim de incentivos fiscais e reconstrução no Rio Grande do Sul podem explicar perda da Antiga Coperbo