Recife é 1ª capital do NE escolhida para campanha global “Informar Mulheres, Transformar Vidas”

Clara Nilo | Publicado em 29/09/2025, às 11h07 - Atualizado às 11h28

A ação é organizada organizada pelo The Carter Center, instituição fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter. - Divulgação
COMPARTILHE:

O Recife foi selecionado como a primeira cidade do Nordeste e a terceira do Brasil a integrar a 4ª edição da campanha internacional “Informar Mulheres, Transformar Vidas”, organizada pelo The Carter Center, instituição fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter.

A iniciativa reúne 13 cidades de cinco continentes e tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres a informações sobre direitos e serviços públicos.

A campanha prevê apoio financeiro de até US$ 50 mil para execução de ações locais, voltadas principalmente ao enfrentamento da violência contra a mulher e à divulgação de mecanismos de acolhimento e inclusão social. No Brasil, apenas o Rio de Janeiro e São Paulo já haviam participado.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, “a iniciativa vai ampliar a capilaridade das informações essenciais, alcançando mulheres que vivem situações de violência ou que podem apoiar outras mulheres a romperem o ciclo da violência”.

Rede de atendimento à mulher no Recife

O Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, funciona 24 horas, enquanto o Serviço Especializado Clarice Lispector, em Areias, atende diariamente das 7h às 19h.

Também existem núcleos de acolhimento nos Compaz: Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Dom Helder Câmara, Paulo Freire e Atriz Leda Alves.

Sobre a campanha global

A ação Inform Women, Transform Lives atua em rede com 48 cidades de diferentes continentes. O objetivo é garantir que mulheres tenham acesso a informações sobre saúde, educação, cidadania e enfrentamento da violência doméstica, em busca da promoção de uma equidade de gênero.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no site.

Embed para o site de Jamildo Melo

Recife Prefeitura do Recife Direitos Humanos Direito da mulher

Leia também

Impacto do Tarifaço dos EUA na Exportação de Manga do Vale do São Francisco


João Campos envia para Câmara do Recife projeto que prevê CNH Social no Recife; entenda


Programa Ondatec prepara 1,8 mil estudantes para ensino técnico em 2025