Cynara Maíra | Publicado em 27/12/2025, às 12h00 - Atualizado às 12h12
Com apenas três dias antes do fim de 2025, a governadora Raquel Lyra (PSD) cumpre agenda no interior do estado no domingo (28) com foco na área social. A gestora inaugura a Cozinha Comunitária Estelita Conceição, no município de Cortês, na Mata Sul.
O novo equipamento representa a 250ª cozinha comunitária em funcionamento no Estado. A promessa era entregar 300 equipamentos até o final deste ano. Com a inauguração deste domingo, restam 50 unidades para o cumprimento do objetivo.
Para auxiliar na contagem do progresso da gestão Raquel Lyra na meta, o Jamildo.com preparou um infográfico interativo sobre as cozinhas comunitárias do Estado, confira:
A cozinha em Cortês funcionará na Agrovila Barra de Jangada, em um antigo prédio do Programa Saúde da Família.
A ampliação da rede de segurança alimentar é uma das principais bandeiras de Raquel Lyra na disputa eleitoral de 2026. A governadora chegou a cobrar publicamente o secretário de Assistência Social, Carlos Braga, sobre a necessidade de acelerar o cronograma.
Para tentar expandir a rede, o Estado utiliza o modelo de cofinanciamento "fundo a fundo". O governo repassa R$ 50 mil para a implantação e R$ 20 mil mensais para o custeio, enquanto as prefeituras assumem a operação diária.
Além da cozinha comunitária, Raquel Lyra entrega em Cortês a reforma do Mercado Público Vereador Rui Emídio da Silva, no centro da cidade. A obra buscou oferecer melhores condições para os comerciantes locais.
Antes da agenda na Mata Sul, a governadora inicia o domingo no Sertão de Itaparica. Às 9h30, a gestora acompanha a 67ª Missa do Vaqueiro, no Parque de Exposição de Animais de Floresta.
Ministro de Lula, Silvio Costa Filho defende pena de morte para autores de feminicídio
Pascoal rejeita papel de "polícia" e diz no PodJá que foco do TCE é evitar o erro do gestor
Raquel Lyra entregará 1º creche das 60 mil vagas prometidas após diversas críticas da oposição