Clara Nilo | Publicado em 26/09/2025, às 12h35 - Atualizado às 12h55
A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (26), o envio automático da Identidade Jovem (ID Jovem) para todos os jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O documento digital, que assegura meia-entrada em eventos culturais e esportivos e descontos no transporte interestadual, passou a ser entregue diretamente pelo WhatsApp do Conecta Recife, sem necessidade de solicitação.
De acordo com a gestão municipal, cerca de 80 mil jovens estão aptos a receber o benefício. A PCR também informou que a última quinta-feira (25), 30 mil já teriam recebido o documento de forma automática e os utros 50 mil foram contatados para atualizar dados no CadÚnico e garantir o acesso.
A medida integra a estratégia “Serviços a Zero Clique”, que busca oferecer políticas públicas de forma antecipada e sem burocracia. O projeto é resultado da integração entre a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (Secti) e a Emprel.
Segundo o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, “com o envio automático pelo WhatsApp, a Prefeitura garante que o jovem receba o documento na palma da mão, no momento certo”.
Já o secretário de Transformação Digital, Rafael Cunha, afirmou que a iniciativa amplia a inclusão digital. “Estamos transformando o Conecta Recife em um hub de serviços digitais que conecta políticas públicas de forma simples e segura”, disse.
A Identidade Jovem é um documento digital gratuito, emitido pelo Governo Federal em parceria com municípios, que garante meia-entrada em eventos culturais e esportivos, descontos em viagens interestaduais e isenção de taxas para emissão da carteira de identidade estudantil.
Na era dos 'Booktokers', Bienal de PE celebra 30 anos entre "pop" e educação
Com foco no Senado e estagnado nas últimas pesquisas, Dueire se aproxima de Raquel Lyra
Pedro Campos diz que manter mandato de Zambelli seria “constrangimento” para a Câmara