Prefeitura do Recife oferece curso de "Educação, Saúde e Cidadania" para a pessoa idosa

Clara Nilo | Publicado em 11/04/2025, às 09h46 - Atualizado às 10h18

O curso acontece nas terças e quintas, em dois turnos - Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, inaugurou a segunda edição do curso gratuito “Educação, Saúde e Cidadania na Velhice”, nesta quinta-feira (10).

O curso tem duração de 18 meses e contempla 120 pessoas idosas — 60 na turma da manhã e 60 na da tarde. A formação é voltada para o entendimento do processo de envelhecimento e o estímulo a um envelhecer mais ativo e consciente.

A ação é uma parceria com a UFRPE e apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR Recife), fazendo parte do projeto Universidade de Formação Aberta à Pessoa Idosa. O financiamento é através do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI). 

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h (primeira turma) e das 13h às 16h30 (segunda turma). A carga horária total é de 1.095 horas. 

Entre os alunos da nova edição está a aposentada Regina dos Anjos, de 63 anos, que integra a turma da manhã.

“Já fiz duas especializações na UFRPE e hoje também pratico natação. Foram meus professores que me apresentaram essa oportunidade. Quero aprender mais sobre saúde da pessoa idosa, nossos direitos e até espiritualidade. Vamos ter aulas com vários professores, e todo esse conjunto vai contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida”, disse ela.

“A proposta é estimular que os contribuintes destinem até 6% do Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FMCA) e da Pessoa Idosa (FMI), sem nenhum custo adicional. Iniciativas como este curso só são possíveis graças a esses recursos, que retornam para a população em forma de ações transformadoras”, explicou o secretário executivo de Direitos Humanos, Diogo Stanley.

 

Prefeitura do Recife Direitos Humanos Pessoa Idosa

Leia também

Governo do Estado abre seleção simplificada com 725 vagas temporárias para educação


Pesquisa mostra Humberto Costa em liderança para o Senado em todos os cenários, 2º lugar diverge


Apesar de mobilização de Raquel Lyra, pesquisa mantém alta vantagem de João Campos em disputa