João Campos inaugura centro de convivência para idosos no bairro das Graças

Plantão Jamildo.com | Publicado em 24/01/2026, às 08h42

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Prefeito João Campos (PSB) entregou, nesta sexta-feira (23), o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira e uma nova praça voltada ao público com mais de 60 anos, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O equipamento integra o programa Recife 60+ e funciona em um casarão histórico requalificado, com investimento superior a R$ 3 milhões.

Com capacidade para atender até 150 pessoas por dia, o centro funcionará diariamente, das 5h30 às 20h, oferecendo mais de 13 atividades nas áreas de saúde, educação, cultura, tecnologia, empreendedorismo, práticas integrativas, esporte e lazer. O atendimento é direcionado a pessoas idosas, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social.

Durante a inauguração, João Campos destacou a origem do imóvel, doado ao município para fins sociais. “Esse imóvel tem uma história muito bonita. Era de dona Maria da Conceição Guedes Pereira (1912–2013), que não tinha herdeiros e optou por fazer a doação para que tivesse um fim social público voltado à pessoa idosa”, afirmou.

A estrutura possui 445 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, com salas destinadas a atendimentos de saúde, educação, jogos, dança, música, economia criativa e áreas administrativas. A obra preservou características do patrimônio histórico e incluiu adequações de acessibilidade.

Na área externa, foi implantada uma nova praça pública com academia ao ar livre, espaços de convivência, lazer e esporte, somando R$ 1,5 milhão em investimentos. Segundo o prefeito, a iniciativa busca ampliar a rede de serviços municipais voltados à população idosa. “Cuidar das pessoas idosas é reconhecer tudo o que elas já construíram e garantir que sigam vivendo com dignidade, alegria e participação ativa na cidade”, disse.

Entrega com petistas

Não passou despercebido com quem o prefeito do Recife e candidato da oposição ao governo do estado nas eleições deste ano entregou o imóvel. Estava ao lado, além dos companheiros de partido, o deputado estadual  Sileno Guedes e do deputado federal Pedro Campos, da senadora Teresa Leitão e da vereadora Liana Cirne, ambas do Partido dos Trabalhadores.

Teresa, inclusive, comentou como o PT está internamente nas discussões de apoio ao governo. “Eu não sei, porque eu estou sabendo que alguns partidos de oposição ao governo do presidente Lula permanecerão nesse palanque [de Raquel Lyra]. Ainda é insuficiente, porque o debate interno no PT não começou”, afirmou.

Teresa Leitão ressaltou que, enquanto não houver uma deliberação formal, as manifestações públicas refletem apenas posições individuais. A referência é ao deputado João Paulo, que defendeu três palanques para o presidente Lula em Pernambuco. Segundo ela, o tema será tratado no Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), instância que reúne dirigentes e parlamentares do partido.

Nós vamos ter reunião do GTE, que reúne todas as forças do PT e todos os mandatos. Enquanto não houver essa posição formal, o que existe são indicativos. Como o Humberto [Costa] deu, como eu dei, como Carlos Veras deu. São indicativos dentro de um processo natural”, disse.

João Campos

Leia também

Sem admitir candidatura, João Campos adota tom de quase despedida do Carnaval do Recife


João Campos diz manter diálogo com PT após conversa com Carlos Veras: "falamos semanalmente"


João Campos sanciona ampliação de lei para incluir combate à violência contra a mulher nos estádios de futebol