Cynara Maíra | Publicado em 15/09/2025, às 12h09 - Atualizado às 12h28
O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Francisco Alexandre, afirmou que as obras do trecho Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina serão retomadas em breve.
Em fala para o portal Movimento Econômico, o novo superintendente da Sudene também reafirmou o prazo de outubro para o lançamento do edital de licitação, data já anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
Em meio às rivalidades entre o Ceará e Pernambuco sobre os rumos da transnordestina, Francisco disse que a conclusão de ambos os eixos é um "projeto estratégico do governo", em relação à gestão do presidente Lula (PT).
O trecho pernambucano da ferrovia, com 544 km entre Salgueiro e o Porto de Suape, foi suspenso durante o governo de Jair Bolsonaro.
A concessionária Transnordestina Logística S.A. alegou inviabilidade econômica para operar os dois portos (Suape e Pecém) simultaneamente, uma decisão que teve o aval do Tribunal de Contas da União (TCU).
O ministro Renan Filho afirmou que a reinserção do ramal no projeto foi uma ordem direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Lula me chamou e disse para reincluir o trecho de Pernambuco na transnordestina", declarou o ministro em evento no início de setembro.
O trecho agora faz parte do Novo PAC. A estatal Infra S.A. será responsável pela sua construção e operação. A previsão do Ministério dos Transportes é que a assinatura dos contratos ocorra até dezembro de 2025, com início dos trabalhos no primeiro semestre de 2026.
A retomada do ramal pernambucano foi um dos compromissos diretos com o estado assumidos por Francisco Alexandre em seu discurso de posse na Sudene, em agosto.
Enquanto o trecho pernambucano aguarda o edital, as obras no ramal que liga o interior do Piauí ao Porto de Pecém, no Ceará, estão em andamento. Segundo Renan Filho, a primeira viagem inaugural neste trecho já está marcada para outubro, com um trem que transportará milho e soja.
Presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella recebe título de cidadã de Petrolina
Raquel Lyra abre segunda turma do curso de formação da Polícia Militar com mais de 2,2 mil alunos
Álvaro Porto diz que João Campos é esperança e está só começando a andar o Estado