A segunda turma integra um plano de reforço que projeta a formação de mais de 7 mil novos policiais até 2026 em Pernambuco
por Clara Nilo
Publicado em 15/09/2025, às 10h43 - Atualizado às 10h58
A governadora Raquel Lyra (PSD) deve comandar, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco. Ao todo, 2.246 novos alunos são esperados para começar a formação, sendo 1.927 homens e 319 mulheres.
A primeira turma, formada por 2.299 policiais militares, concluiu o curso em 12 de agosto e já está atuando nas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A expectativa do governo estadual é incorporar mais de 7 mil policiais às forças de segurança até 2026, o que incluiu efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.
O local do treinamento é Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
No início de setembro, a governadora inaugurou, em Abreu e Lima, o novo Centro de Treinamento de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O espaço faz parte do programa Juntos pela Segurança e foi projetado para capacitar os militares em operações de resgate em locais elevados e de difícil acesso.
A estrutura foi construída com contêineres que haviam sido usados como moradias provisórias para famílias atingidas por enchentes na Mata Sul. Agora, reaproveitados, compõem um centro permanente que simula cenários urbanos e ambientes de risco, oferecendo condições mais realistas para a preparação técnica dos bombeiros.
“Enquanto nos oito anos anteriores foram destinados R$ 15 milhões aos Bombeiros, a nossa gestão já soma R$ 169 milhões em execução, entregas, em processos licitatórios, na compra de equipamentos, na construção de novas unidades, na reequipagem, na reestruturação das unidades que são antigas e que não tinham condições adequadas de funcionamento”, afirmou a governadora na ocasião.