Recife avança nas obras do Parque Linear do Rio Pina após remoção de palafitas

Plantão Jamildo.com | Publicado em 01/12/2025, às 17h21

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Parque Linear às margens do Rio Pina segue em implantação e modifica a área antes ocupada por palafitas, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Com investimento de R$ 29 milhões, a intervenção da Prefeitura do Recife deve beneficiar cerca de 12 mil moradores de seis comunidades. O prefeito João Campos (PSB) e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques (PCdoB), acompanharam o andamento das obras nesta segunda-feira (1º).

Segundo o gestor, o projeto avança após a remoção de mais de 400 palafitas e a transferência das famílias para os habitacionais Encanta Moça 1 e 2. “Estamos urbanizando essa área, transformando ela num grande parque linear que está na reta final da primeira etapa. Temos outro trecho acelerado sob o viaduto e, depois, vamos fazer a conexão entre os dois locais. Tudo isso já está contratado, mas estamos entregando por etapas, na medida em que fica pronto”, afirmou.

As obras, executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), fazem parte do processo de requalificação urbana da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que abrange Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. O projeto foi desenvolvido em diálogo com os moradores e inclui ações de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

O parque requalifica 800 metros das margens do Rio Pina, entre a Vila Icapuí e a ponte da Via Mangue. Os primeiros 200 metros de proteção do talude, feitos com muro gabião, já foram concluídos. Seguem em execução as calçadas com piso intertravado, a pista de cooper, a tubulação para iluminação pública e o piso direcional.

Na área sob o viaduto, avançam a implantação da ciclovia, passeios, iluminação e o futuro viveiro de mudas de mangue. Outra frente atua na construção de uma praça entre a Via Mangue e o Batalhão da PM.

Iniciadas em maio de 2023, as obras têm conclusão prevista para 2026. O parque terá cerca de um quilômetro de extensão, com pista de cooper de 840 metros, ciclovia de 668 metros, áreas de convivência, parques infantis, píeres, quiosques, academia ao ar livre, espaço de leitura, áreas de contemplação e estacionamento. Grande parte das famílias que vivia sobre palafitas foi reassentada em dezembro de 2023, com a entrega dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2.

João Campos Prefeitura do Recife

Leia também

Recife responde por quase 1/4 dos empregos de tecnologia gerados no Brasil em outubro


João Campos celebra liderança do Recife na Saúde em ranking de melhores cidades do Brasil; veja índices


João Campos expande Recentro para tentar acelerar reformas com mecanismo de perdão de dívidas e novas isenções