Raquel Lyra lança programa de distribuição de semente e anuncia investimentos para o agro em terra de ex-aliada

Cynara Maíra | Publicado em 29/12/2025, às 07h36 - Atualizado às 08h05

Raquel Lyra estará com Miguel Duque, presidente do IPA, em Selha Talhada -
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Nesta segunda-feira (29), a governadora Raquel Lyra (PSD) estará em Serra Talhada para lançar o Programa de Distribuição de Sementes da Safra 25/26. O evento ocorrerá no Sesc Serra Talhada.

Raquel também anunciará investimentos para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O órgão atua como o braço estadual de assistência técnica e extensão rural, sendo responsável por levar pesquisa, infraestrutura hídrica e suporte direto ao agricultor familiar.

A distribuição de sementes também ocorreu ao fim de 2024. A distribuição referente a esse lançamento terminou em maio de 2025. Naquele ciclo, o governo investiu cerca de R$ 20 milhões para a entrega de 1,2 mil toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo, atendendo agricultores de 182 municípios.

Os anúncios ocorrerão em Serra Talhada, sede de uma gerência regional do IPA e um dos polos do Sertão do Pajeú, região conhecida por atividades agropecuárias.

A cidade também é o município comandado pela prefeita Márcia Conrado (PT), ex-aliada da governadora Raquel Lyra. Márcia rompeu com a gestora em abril de 2025 a favor de João Campos (PSB).

O distanciamento entre as duas ganhou força justamente após Raquel nomear Miguel Duque para a presidência do IPA. Miguel é filho do ex-prefeito Luciano Duque, adversário político local da atual prefeita.

O nome da política chegou a ser um dos citados como vice do socialista em 2026 após o rompimento. Em visitas recentes da governadora ao local, Lyra evitou o nome da prefeita. 

Raquel Lyra de olho no Agro

Desde o início de seu mandato, a governadora tenta ampliar as relações com o setor agropecuário em Pernambuco, com anúncios de programas como Leite para Todos e a parceria entre o Porto de Suape e a Secretaria de Agricultura com o Pacto Pelo Agro.

O acordo com Suape criou uma força-tarefa para facilitar a exportação de frutas e carnes pelo ancoradouro pernambucano, para mercados como China e Europa. Já o programa do leite foi reestruturado para comprar a produção de pequenos criadores de gado e cabra para doar a famílias vulneráveis.

Raquel Lyra agropecuária

Leia também

Consumidor vai começar 2026 com aumento de combustíveis, alerta Sindicombustíveis


Raquel Lyra inaugura nova cozinha comunitária e chega em 250 com três dias para fim do ano


Recurso governista busca reverter arquivamento de veto orçamentário de 2026 na Alepe