Raquel Lyra finaliza nova etapa da Adutora do Agreste e garante abastecimento diário de água em Bezerros

Otávio Gaudêncio | Publicado em 21/01/2026, às 07h48 - Atualizado às 08h47

Moradores de Bezerros viviam rodízio com apenas cinco dias de água no mês - Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), entregou mais um trecho da Adutora do Agreste. Na terça-feira (20), o Governo do Estado finalizou o lote 5B, que liga Caruaru a Gravatá, passando por Bezerros, onde ocorre o tratamento da água. 

O Governo de Pernambuco estima que, com a entrega desta etapa, 65 mil pessoas serão beneficiadas. Em parceria com o Governo Federal, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) investiu R$ 70 milhões na obra.

De acordo com a gestão estadual, antes a cidade vivia um “forte rodízio de abastecimento” de cinco dias com água e 25 sem. Com a finalização do trecho, a cidade terá 93% de cobertura de abastecimento de água todos os dias.

"As próximas etapas da Adutora, que já estão em testes, levarão água para Gravatá, Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho e Riacho das Almas, depois seguimos para Passira e Caruaru." destacou a governadora.

A água vem da Transposição do Rio São Francisco e passa por Caruaru antes de chegar em Bezerros, em um percurso de 26 quilômetros até ser distribuída à população

“Essa é uma emancipação hídrica da cidade de Bezerros. Foram 154 anos e a água chegou agora, depois de uma obra complexa, paralisada há muitos anos.", afirmou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Desde novembro de 2024, a cidade de Bezerros recebia água de forma emergencial pelo Sistema Brejão/Araçá, com vazão de 130 litros por segundo. Com a entrega da adutora, a vazão de água no local passa a ser de 250 litros por segundo.

Além de atrapalhar nas tarefas do dia a dia, a falta de água também prejudicava o desenvolvimento da região, é o que relata a artesã Josy Santos. “Vi muitos turistas que queriam investir na cidade, mas desistiam ao saber que a água não vinha com abundância. Agora temos água sempre e a oportunidade de crescer ainda mais”.

De acordo com o presidente da COMPESA, cidades como Gravatá, São Bento do Una, Toritama, Brejo, Buíque, Iati e Águas Belas também vão receber água da Adutora do Agreste. 

 

Pernambuco Raquel Lyra agreste

Leia também

Após polêmica com Logo Caruaruense, Raquel Lyra troca presidente da EPTI, responsável pelo setor


Eleições 2026: TSE propõe novas regras sobre propaganda eleitoral no meio digital


Raquel Lyra inicia curso de oficiais da PM e reforça meta de 7 mil novos agentes