Otávio Gaudêncio | Publicado em 21/01/2026, às 07h48 - Atualizado às 08h47
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), entregou mais um trecho da Adutora do Agreste. Na terça-feira (20), o Governo do Estado finalizou o lote 5B, que liga Caruaru a Gravatá, passando por Bezerros, onde ocorre o tratamento da água.
O Governo de Pernambuco estima que, com a entrega desta etapa, 65 mil pessoas serão beneficiadas. Em parceria com o Governo Federal, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) investiu R$ 70 milhões na obra.
De acordo com a gestão estadual, antes a cidade vivia um “forte rodízio de abastecimento” de cinco dias com água e 25 sem. Com a finalização do trecho, a cidade terá 93% de cobertura de abastecimento de água todos os dias.
"As próximas etapas da Adutora, que já estão em testes, levarão água para Gravatá, Surubim, Casinhas, Frei Miguelinho e Riacho das Almas, depois seguimos para Passira e Caruaru." destacou a governadora.
A água vem da Transposição do Rio São Francisco e passa por Caruaru antes de chegar em Bezerros, em um percurso de 26 quilômetros até ser distribuída à população.
“Essa é uma emancipação hídrica da cidade de Bezerros. Foram 154 anos e a água chegou agora, depois de uma obra complexa, paralisada há muitos anos.", afirmou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.
Desde novembro de 2024, a cidade de Bezerros recebia água de forma emergencial pelo Sistema Brejão/Araçá, com vazão de 130 litros por segundo. Com a entrega da adutora, a vazão de água no local passa a ser de 250 litros por segundo.
Além de atrapalhar nas tarefas do dia a dia, a falta de água também prejudicava o desenvolvimento da região, é o que relata a artesã Josy Santos. “Vi muitos turistas que queriam investir na cidade, mas desistiam ao saber que a água não vinha com abundância. Agora temos água sempre e a oportunidade de crescer ainda mais”.
De acordo com o presidente da COMPESA, cidades como Gravatá, São Bento do Una, Toritama, Brejo, Buíque, Iati e Águas Belas também vão receber água da Adutora do Agreste.
Após polêmica com Logo Caruaruense, Raquel Lyra troca presidente da EPTI, responsável pelo setor
Eleições 2026: TSE propõe novas regras sobre propaganda eleitoral no meio digital
Raquel Lyra inicia curso de oficiais da PM e reforça meta de 7 mil novos agentes