Clara Nilo | Publicado em 30/10/2025, às 15h34 - Atualizado às 16h37
A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta quinta-feira (30), 183 residências a famílias beneficiadas pelo Programa Morar Bem, no bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife.
As moradias integram o empreendimento Alameda dos Pássaros, da construtora Tenda, e fazem parte da modalidade Entrada Garantida, que concede subsídio de R$ 20 mil do Governo de Pernambuco para auxiliar famílias na compra do primeiro imóvel dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
"Graças à decisão do Governo de Pernambuco de arcar com o valor da entrada, que era um grande empecilho que dificultava milhares de famílias de terem suas próprias residências. Essa é uma das ações do Programa Morar Bem, a primeira política pública em que o Governo de Pernambuco investe diretamente recursos para garantir moradia para o nosso povo”, afirmou a governadora.
O conjunto habitacional possui 750 unidades, sendo 358 entregues nesta primeira etapa. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, destacou que a política habitacional tem prioridade na gestão estadual.
“Com esse recurso, o sonho da casa própria se torna realidade. O Governo do Estado decidiu que a habitação de interesse social é uma política prioritária e hoje estamos dando mais um passo em direção ao zeramento do déficit habitacional do nosso Estado”, disse ela.
As residências contam com 36,33 m², dois quartos, cozinha, banheiro, sala de estar/jantar e área de serviço. Os apartamentos adaptados para pessoas com deficiência têm um quarto e demais dependências acessíveis. O condomínio oferece também salão de festas, área de lazer com playground, quadra recreativa, fitness externo, guarita e estacionamento.
Lançado em 2023, o Programa Morar Bem Pernambuco é a primeira política estadual de habitação de interesse social e tem como foco garantir moradia digna a famílias com renda de até dois salários-mínimos. O programa atua com regularização fundiária, retomada de obras, reformas residenciais e novos contratos habitacionais.
Bastidores: Marília Arraes vira peça-chave na eleição de 2026 e embaralha planos do PSB
Como a Inteligência Artificial pode ajudar síndicos e condomínios em uma gestão nota dez
Após criticar quem "desmereceu" morte de Charlie Kirk, vereador Thiago Medina ironiza chacina do RJ