Raquel Lyra anuncia ampliação do TI Camaragibe após MPPE apontar problemas no transporte do Grande Recife

Cynara Maíra | Publicado em 05/12/2025, às 12h09 - Atualizado às 12h28

Raquel Lyra anuncia início das obras de ampliação do Terminal Integrado de Camaragibe - Miva Filho/Secom Governo de Pernambuco
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora Raquel Lyra (PSD) assina, na tarde desta sexta-feira (5), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Terminal Integrado (TI) de Camaragibe. A obra, no valor de R$ 36 milhões, deve aumentar a capacidade de atendimento do equipamento de 60 mil para 80 mil passageiros por dia.

O anúncio ocorre logo depois que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) apresentou um relatório sobre a situação do transporte público na Região Metropolitana do Recife. O texto indica que cerca de um terço dos ônibus em circulação no Grande Recife já ultrapassou a vida útil permitida por lei, que é de 8 anos para veículos convencionais.

Segundo o promotor Leonardo Brito Caribé, da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, se não houver renovação, o percentual de frota vencida pode chegar a 70% até o fim de 2026.

O MPPE emitiu recomendações ao Grande Recife Consórcio de Transporte e à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) exigindo cronogramas de renovação e estudos para incluir os custos na tarifa.

A obra em Camaragibe

A intervenção no TI Camaragibe inclui a construção de novas plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados e praça de alimentação. A licitação já consta em agosto e tem o objetivo de desafogar um dos terminais mais movimentados da zona oeste da RMR.

Além do terminal, a governadora também autoriza o início das obras de requalificação da PE-27, a Estrada de Aldeia. O trecho de 28,72 km, que liga Camaragibe a Paudalho, receberá melhorias para facilitar a integração entre os municípios.

Antes da agenda em Camaragibe, Raquel Lyra estará em Igarassu, às 15h, para entregar a primeira etapa do habitacional Jardim Monjope e inaugurar a Estrada do Porto Vasco, reestruturada pelo programa PE na Estrada.

A maratona de entregas termina à noite, com a abertura da edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, no Parque Aldeia dos Camarás.

Raquel Lyra mobilidade

Leia também

Raquel Lyra libera R$ 13,4 milhões para intervenções em áreas de risco em Jaboatão dos Guararapes


Gestão pública: Arcoverde alcança selo Diamante de Transparência


Renato Antunes monitora obras e instalação de climatização em escolas estaduais de Petrolina