Prefeitura do Recife recebe prêmio da ONU para cidades habitáveis e referência em envelhecimento saudável

Plantão Jamildo.com | Publicado em 21/11/2025, às 12h33

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (21), o Prêmio Internacional para Comunidades Habitáveis (LivComAwards) na categoria Saúde e Estilo de Vida. O reconhecimento ocorreu na Turquia, em competição com selo da ONU que reuniu 281 inscrições de 52 países. A capital pernambucana também foi certificada como Cidade Piloto para o Envelhecimento Saudável — uma das cinco no mundo — e alcançou a medalha de prata em outras duas categorias, concorrendo com cidades como Viena, Liverpool e Dubai.

O Recife ficou em segundo lugar nas categorias The Whole City e Soluções e Tecnologias. No primeiro caso, o prêmio reconhece iniciativas voltadas à população idosa, com foco em políticas que favoreçam o envelhecimento ativo.

A gestão apresentou ações nas áreas de urbanismo, saúde, assistência social, direitos humanos, meio ambiente e cultura, incluindo os programas Calçada Legal, Casas de Acolhimento para Idosos, atividades de convivência, conferências voltadas ao público idoso, cursos de letramento digital, Hospital do Idoso e iniciativas culturais como Carnaval e São João da Pessoa Idosa, além da política de Patrimônios Vivos.

Na categoria Soluções e Tecnologias, o destaque foi a atuação dos Centros Comunitários pela Paz (Compaz), que oferecem atividades culturais direcionadas a diferentes faixas etárias e grupos comunitários, como exposições e batalhas de brega funk. Segundo a gestão, a rede tem como proposta fortalecer a identidade cultural da cidade e estimular processos de transformação social por meio da cultura.

Destaque

Entre 2021 e 2025, a Prefeitura do Recife acumulou mais de dez premiações internacionais por iniciativas em diversas áreas de políticas públicas. Entre os reconhecimentos, estão distinções concedidas pela ONU, Unesco, Bloomberg e Connected Smart Cities.

O conjunto de ações inclui o programa Parceria, voltado à segurança em áreas vulneráveis, a rede Compaz e o EITA Recife, que desenvolve soluções tecnológicas para desafios urbanos.

Prefeitura do Recife ONU

Leia também

Após fala de Marília Arraes sobre chapa ao Senado, João Campos tem encontro com deputada


João Campos leva mães atípicas à vistoria no Hospital da Criança do Recife; obra chega a 80% de execução


Após novo protesto, Prefeitura do Recife retoma censo para carroceiros