Clara Nilo | Publicado em 16/09/2025, às 13h54 - Atualizado às 14h10
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, deu início, nesta terça-feira (16), à construção dos habitacionais Vila Aeronáutica I e II, em Boa Viagem. O investimento total é de aproximadamente R$ 90 milhões, incluindo R$ 1 milhão de contrapartida municipal, e deve beneficiar cerca de 2,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Serão erguidos 528 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), em terreno que antes pertencia à Aeronáutica e foi transferido para o município após negociação com a União. A execução será feita pela Caixa Econômica Federal, com acompanhamento da Secretaria de Habitação.
“Essa obra representa o esforço da gestão municipal para garantir o direito do povo de morar com dignidade. O terreno, agora revitalizado, será destinado exclusivamente para habitação de interesse social”, destacou o secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury.
O projeto também prevê medidas de compensação ambiental, com o plantio de 268 novas árvores, sendo 38 de grande porte, 112 de médio e 118 de pequeno porte. A ação representa o dobro da cobertura vegetal da área.
A localização é estratégica, próxima à estação de metrô, terminal de ônibus e corredores viários como a Avenida Mascarenhas de Moraes. O Vila Aeronáutica I terá 288 unidades, e o Vila Aeronáutica II, 240.
Segundo a Prefeitura, o Recife vive o maior programa habitacional de sua história. Desde 2021, foram entregues 1.736 moradias em sete conjuntos, enquanto outros 5 mil imóveis estão em obras, aprovados ou garantidos por meio de projetos em andamento.
Historiador Frederico Pernambucano de Mello lança nova edição de livro sobre fotógrafo do cangaço
Porto de Suape e Secretaria de Agricultura firmam Pacto pelo Agro de Pernambuco
Com ajuda do Minha Casa Minha Vida e iniciativa privada, João Campos espera dar vida nova ao coração do Recife