Plantão Jamildo.com | Publicado em 05/01/2026, às 16h11
Prefeitura do Recife iniciou 2026 com a nomeação de 173 servidores aprovados em concursos públicos para reforçar as áreas de Saúde e Assistência Social e Combate à Fome. As convocações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município em 31 de dezembro de 2025 e abrangem profissionais de níveis médio e superior.
Na área da Saúde, foram nomeados 153 profissionais aprovados nos certames realizados em 2019 e 2024. As vagas contemplam diversas categorias, entre elas médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgiões-dentistas, farmacêuticos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Os novos servidores serão distribuídos em unidades da Atenção Básica, com foco na expansão das Unidades de Saúde da Família Mais (USF+), além de maternidades, unidades de plantão, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, SAMU, Hospital de Pediatria e outros serviços da rede municipal.
Com as novas nomeações, o total de servidores efetivos convocados para a Saúde desde 2021 chega a 4.505, segundo dados da prefeitura. No mesmo período, a gestão municipal aponta ampliação da cobertura da Atenção Básica, que passou de 59% para 80%, e da Saúde Bucal, que avançou de 39,5% para 70%.
A relação dos profissionais nomeados na Saúde inclui agentes comunitários e ambientais, analistas clínicos, assistentes sociais, biomédicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, médicos de diversas especialidades, profissionais de educação física, psicólogos, sanitaristas, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e radiologia, além de terapeutas ocupacionais.
Também foram nomeados 20 servidores para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, todos aprovados no concurso regido pelo Edital nº 01/2020, homologado em 2022 e prorrogado em 2024. As convocações ocorrem para recomposição do quadro efetivo, em substituição a candidatos que não assumiram as vagas anteriormente.
Os novos servidores da Assistência Social incluem assistentes sociais, psicólogas, pedagogas, nutricionista e agentes administrativos. Os profissionais irão atuar nos serviços, programas e equipamentos da rede socioassistencial do município, com foco nas políticas de proteção social, garantia de direitos e enfrentamento à insegurança alimentar.
De acordo com a legislação municipal, os nomeados para a Assistência Social têm prazo de até 20 dias para tomar posse, contados a partir da publicação da portaria, e mais 15 dias após a posse para iniciar o exercício das funções. O processo admissional prevê envio de documentação pelo Portal de Admissão de Pessoal e realização de exame admissional junto ao setor de saúde ocupacional do município.
Reajuste do valor da tarifa do transporte público segue indefinido no Grande Recife em 2026
João Campos recebe apoio de prefeito ligado à base de Raquel Lyra
Após repercussão, João Campos nega favorecer filho de procuradora em concurso e explica caso