Cynara Maíra | Publicado em 29/11/2024, às 09h18
Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito João Campos (PSB) participará da inauguração do primeiro parque alagável do Recife.
Gerado por um investimento de R$ 2,5 milhões, o equipamento entre os bairros de Areias e Ipsep servirá para capturar e armazenar o excesso de água da chuva nos períodos com fortes precipitações. Durante os momentos de seca, o local será fonte de lazer para população da cidade.
O parque alagável que deve funcionar como bacia de retenção terá cerca de 3,9 mil m² e prevê melhorias na qualidade da água do rio e a criação de novos habitats naturais para a fauna e a flora da cidade.
Uma bacia de retenção é uma estrutura que gerencia o escoamento da água da chuva, armazenando-a temporariamente e liberando-a gradualmente, de forma a prevenir enchentes nas proximidades.
No caso dos parques alagáveis, uma das propostas apresentadas por João Campos para reduzir os impactos das chuvas, os equipamentos são construídos próximos aos rios com o objetivo de absorver transbordamentos.
O espaço terá a missão de melhorar a segurança hídrica e qualidade de vida da população próxima ao local. As regiões do Ipsep e Areias, na Zona Sul do Recife, são conhecidas como áreas de fácil alagamento.
Durante as grandes chuvas de 2022, diversos moradores desses bairros ficaram ilhados em suas casas e foram prejudicados. Nos períodos de chuvas em junho e julho, as ruas do Ipsep e de Areias tendem a ficar alagadas.
O plano é instalar mais desses parques alagáveis em diversas margens de rios, principalmente o Tejipió. Dos projetos já divulgados pela Prefeitura do Recife, a maioria está conectada com o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Urbana (ProMorar).
Além da entrega do parque, a obra também garantiu a pavimentação da Rua Vitória da Conquista e a inclusão de equipamentos como:
A entrega do parque será às 11 horas da manhã, na Rua Vitória da Conquista, no bairro do Ipsep.
Servidores da Prefeitura do Paulista cobram calendário de pagamentos; gestão esclarece data ao Jamildo.com
Paulo Câmara diz que BNB deve investir R$ 70 bilhões no Nordeste em 2025
Juiz nega embargo de Pollyana Abreu, cassação e inelegibilidade de prefeita eleita são mantidas