João Campos lança primeiro parque alagável do Recife nesta sexta (29). Projeto é aposta contra enchentes

Cynara Maíra | Publicado em 29/11/2024, às 09h18

João Campos lançará primeiro parque alagável no Recife - Divulgação- Edson Holanda/Frente Popular do Recife
COMPARTILHE:

Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito João Campos (PSB) participará da inauguração do primeiro parque alagável do Recife

Gerado por um investimento de R$ 2,5 milhões, o equipamento entre os bairros de Areias e Ipsep servirá para capturar e armazenar o excesso de água da chuva nos períodos com fortes precipitações. Durante os momentos de seca, o local será fonte de lazer para população da cidade. 

Parque Alagável é alternativa às enchentes em Ipsep e Areias 

O parque alagável que deve funcionar como bacia de retenção terá cerca de 3,9 mil m² e prevê melhorias na qualidade da água do rio e a criação de novos habitats naturais para a fauna e a flora da cidade.

Uma bacia de retenção é uma estrutura que gerencia o escoamento da água da chuva, armazenando-a temporariamente e liberando-a gradualmente, de forma a prevenir enchentes nas proximidades.

No caso dos parques alagáveis, uma das propostas apresentadas por João Campos para reduzir os impactos das chuvas, os equipamentos são construídos próximos aos rios com o objetivo de absorver transbordamentos.

O espaço terá a missão de melhorar a segurança hídrica e qualidade de vida da população próxima ao local. As regiões do Ipsep e Areias, na Zona Sul do Recife, são conhecidas como áreas de fácil alagamento.

Durante as grandes chuvas de 2022, diversos moradores desses bairros ficaram ilhados em suas casas e foram prejudicados. Nos períodos de chuvas em junho e julho, as ruas do Ipsep e de Areias tendem a ficar alagadas. 

O plano é instalar mais desses parques alagáveis em diversas margens de rios, principalmente o Tejipió. Dos projetos já divulgados pela Prefeitura do Recife, a maioria está conectada com o Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Urbana (ProMorar). 

Equipamentos entregues

Além da entrega do parque, a obra também garantiu a pavimentação da Rua Vitória da Conquista e a inclusão de equipamentos como: 

A entrega do parque será às 11 horas da manhã, na Rua Vitória da Conquista, no bairro do Ipsep. 

João Campos Prefeitura do Recife inauguração parque enchentes

Leia também

Servidores da Prefeitura do Paulista cobram calendário de pagamentos; gestão esclarece data ao Jamildo.com


Paulo Câmara diz que BNB deve investir R$ 70 bilhões no Nordeste em 2025


Juiz nega embargo de Pollyana Abreu, cassação e inelegibilidade de prefeita eleita são mantidas