João Campos entrega nova etapa do Parque Linear nos Coelhos e promete conclusão em março

Cynara Maíra | Publicado em 26/12/2025, às 12h14 - Atualizado às 13h07

João Campos entrega segunda etapa de parque dos Coelhos - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), inaugurou nesta sexta-feira (26) a segunda etapa do Parque Linear Roque Santeiro, no bairro dos Coelhos.

A entrega mantém o ritmo de "maratona" de inaugurações de espaços públicos no fim do ano e antes de abril, quando João pode renunciar para disputar o Governo de Pernambuco nas eleições.

A agenda ocorre poucos dias após a gestão municipal liberar a primeira praça do Parque Linear do Pina, na Zona Sul, também vinculada com a urbanização de margens de rios e orlas.

O novo equipamento nos Coelhos ocupa uma área que anteriormente era tomada por palafitas e habitações precárias às margens do Rio Capibaribe. A transformação do espaço custou R$ 9,6 milhões aos cofres públicos.

Segundo a prefeitura, a intervenção integra o projeto Parque Capibaribe e só foi possível após a remoção e o reassentamento de 224 famílias que viviam em situação de vulnerabilidade no local. Esses moradores foram transferidos para o Habitacional Sérgio Loreto.

Durante o ato, João Campos utilizou a mudança da paisagem urbana como vitrine política de sua gestão habitacional e de infraestrutura.

"Aqui, 224 famílias que viviam em palafitas foram reassentadas no habitacional. Hoje temos um parque público, um espaço de convivência completamente novo e de muita qualidade", afirmou o prefeito.

O diretor da Emlurb, Daniel Saboia, classificou o local como "histórico" e citou que a obra devolve a margem do rio para o uso da população.

Prazos e estrutura

A obra do Parque Linear Roque Santeiro teve início em maio de 2023. A primeira fase, que incluiu a construção de muros de arrimo e proteção de talude, foi entregue no dia 12 de outubro.

Nesta segunda etapa liberada na sexta-feira, o espaço ganhou áreas de convivência, continuidade da ciclovia, quadra de areia e academia ao ar livre. O muro do local recebeu painéis de arte urbana produzidos por trabalhadores da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O gestor estabeleceu um prazo curto para a finalização completa do projeto. A ideia seria entregar a terceira e última etapa até março de 2026. Março tem sido marco para muitos dos projetos de João Campos antes de disputar contra Raquel Lyra o Executivo Estadual. 

"Até março a gente inaugura a terceira etapa. Aqui era um sonho antigo de moradia digna. Com esse sonho estamos realizando espaços públicos de convivência", disse João Campos.

A fase final prevê a instalação de um deck flutuante, área administrativa e um banco escultório.

João Campos parque urbanização

Leia também

Loyo detalha ações no Litoral Norte e Agreste e aposta em concessões para destravar turismo em Pernambuco


Precatórios do Fundef: professores podem consultar valores para Fundef de Igarassu


Com disputa por Lei Orçamentária, Álvaro Porto fala sobre futuro da relação com governo Raquel Lyra