Cynara Maíra | Publicado em 26/11/2025, às 08h46 - Atualizado às 09h08
O prefeito João Campos (PSB) cumpre nesta quarta-feira (26) uma agenda dupla focada em infraestrutura e segurança pública.
Pela manhã, o gestor inaugura a Ponte do Rio Morno, na Zona Norte do Recife. Em seguida, oficializa a adesão da capital pernambucana ao programa Município Mais Seguro, do Governo Federal.
A nova ponte, com 30 metros de extensão e 14 metros de largura, conecta os bairros de Beberibe e Dois Unidos.
Primeira ponte entregue neste ano, o equipamento tem conexão com a nova radial que ligará a Avenida Agamenon Magalhães à BR-101, como uma alternativa para desafogar a Avenida Norte.
A entrega faz parte de um pacote de intervenções que João Campos tenta acelerar antes do início do calendário eleitoral de 2026, quando o socialista deve deixar a prefeitura para disputar o Governo do Estado.
Além da estrutura inaugurada hoje, outras duas pontes estão em fase final de construção:
Ponte Júlia Santiago: A maior obra do tipo nos últimos 40 anos, ligando Areias e Imbiribeira. Com investimento de R$ 106 milhões, já passou de 80% de conclusão e deve ser entregue em 2026.
Ponte do Arruda: Conecta Campo Grande, Peixinhos e Arruda. A concretagem terminou em outubro e a inauguração deve ser em dezembro deste ano.
Recentemente, a prefeitura também lançou edital para a Ponte Cordeiro-Casa Forte, orçada em R$ 180 milhões, que ligará as Zonas Oeste e Norte.
O investimento em novas pontes tenta responder a um problema crônico da cidade. Dados históricos colocam o Recife no topo dos rankings de pior trânsito do país. Em 2021, o índice TomTom Traffic Index apontou que os motoristas da capital perderam, em média, 92 horas por ano em congestionamentos.
A geografia da cidade, cortada por rios e mangues, exige conexões viárias diversas. Além das novas construções, a prefeitura mantém obras de recuperação em estruturas antigas, como a Ponte Giratória, no Bairro do Recife, que tem previsão de reabertura para março de 2026.
Após a inauguração, João Campos segue para o Compaz Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro. Lá, assinará a entrada do Recife no programa Município Mais Seguro, do Ministério da Justiça.
A iniciativa visa fortalecer as guardas municipais através de investimentos diretos, doação de equipamentos e capacitação técnica.
Enquanto Raquel Lyra tenta articular investimentos federais, Alepe aumenta impasse entre emendas e empréstimo
Exclusivo: Julgamento no TSE pode mudar disputa para o Senado em Pernambuco
STF declara fim do processo e Bolsonaro já pode cumprir pena por tentativa de golpe