Plantão Jamildo.com | Publicado em 23/12/2025, às 11h56
Na véspera da entrega da esperada ponte giratória, o prefeito do Recife João Campos (PSB) anunciou, na segunda-feira (22), a conclusão do processo de regularização fundiária de 1.706 imóveis na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Barro, na Zona Oeste do Recife. No mesmo território, a Prefeitura do Recife entregou 800 títulos de propriedade por meio do programa A Casa É Sua, sendo 616 concedidos a mulheres chefes de família.
A iniciativa é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, em parceria com o Programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e integra a política municipal de regularização fundiária voltada a áreas de interesse social.
Ao comentar a entrega dos títulos, o prefeito João Campos destacou a estrutura adotada pelo município para viabilizar o programa. “Para chegar a esse resultado, foi necessário organizar um programa municipal com equipes técnica, social e cartorial capazes de fazer todo o levantamento”, disse.
Em seguida, afirmou que “800 famílias estão recebendo a escritura definitiva” e acrescentou que “nunca houve, na história da cidade, um programa desse porte na regularização fundiária”.
Com a ação realizada na segunda-feira (22), a gestão municipal alcança a marca de mais de 15,9 mil imóveis regularizados em diferentes áreas do Recife. Desse total, mais de 9,7 mil famílias residentes em Zonas Especiais de Interesse Social passaram a ter a titularidade formal do imóvel.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Felipe Matos, afirmou que a regularização fundiária é tratada como política pública permanente pela gestão municipal. “A luta pela posse da terra e pela moradia digna faz parte da história do Recife, e o programa viabiliza esse direito”, disse.
Ele também destacou a atuação conjunta com o Judiciário e os cartórios ao longo do ano. “Essa parceria garantiu mais agilidade aos processos e permitiu que muitas famílias recebessem o documento de titularidade”, completou.
Localizada majoritariamente no bairro do Barro e, em menor parte, em Jardim São Paulo, a ZEIS Barro tem origem ligada à expansão urbana da antiga área de Tejipió, após a abertura da Avenida Professor José Rufino, principal via de ligação com o Centro do Recife. O nome do bairro remete à coloração avermelhada do solo, comum na região desde o século XIX.
De perfil predominantemente residencial, o Barro preserva imóveis históricos construídos entre os séculos XIX e XX. A Igreja Matriz do Barro, inaugurada em 1915, é um dos marcos do processo de ocupação do território, substituindo a antiga capela erguida em 1845.
João Campos entrega ponte giratória nesta terça
Em defesa de João Campos para 2026, Álvaro Porto diz que endosso a Raquel Lyra foi "erro"
João Campos aparece em 5º lugar em ranking nacional de aprovação de prefeitos