Levantamento nacional da AtlasIntel aponta prefeito do Recife com 64% de aprovação e coloca capital pernambucana entre as mais bem avaliadas do país
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 20/12/2025, às 08h17
AtlasIntel divulgou ranking nacional com os prefeitos mais aprovados
João Campos aparece em 5º lugar, com 64% de aprovação no Recife
Gestão municipal é a segunda melhor avaliada do Nordeste
Pesquisa ouviu mais de 82 mil pessoas entre outubro e dezembro
AtlasIntel divulgou nesta sexta-feira (19) ranking com os prefeitos mais aprovados do país, com base em levantamento nacional realizado entre outubro e dezembro. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece na quinta colocação geral, com índice de aprovação de 64% entre os moradores da capital pernambucana.
De acordo com a pesquisa, 31% dos recifenses desaprovam a gestão municipal e 4% não souberam ou preferiram não opinar. Em relação ao levantamento anterior do instituto, João Campos recuou uma posição no ranking geral.
Os números, apesar de altos, indicam uma queda na aprovação do prefeito. Um ano atrás, João Campos apresentava 78% de aprovação, percentual exato da reeleição nas urnas, meses antes. A Atlas/Intel ainda apontava 18% de desaprovação em dezembro de 2024.
Com maioria na Câmara Municipal nos dois mandatos, o prefeito conta com um desafio maior neste segundo mandato. A oposição deixa de ser 'analógica' e chega com força nas redes sociais, ambiente que João Campos domina.
No recorte regional, o prefeito do Recife ficou atrás de Eduardo Braide (PSD), de São Luís, líder nacional do ranking, e de JHC (PL), de Maceió.
Além da taxa de aprovação pessoal, o levantamento avaliou a percepção sobre a administração municipal. No Recife, 51% dos entrevistados classificaram a gestão como ótima ou boa, 29% consideraram regular e 21% avaliaram como ruim ou péssima. Com esse desempenho, a capital pernambucana aparece na quarta posição nacional nesse critério e ocupa o segundo lugar entre as cidades do Nordeste.
O ranking é liderado pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide, que alcançou 82% de aprovação. Segundo os dados, 14% desaprovam sua gestão e 4% não opinaram. Na avaliação administrativa, 72% consideraram o governo ótimo ou bom, 26% regular e 2% ruim ou péssimo. Na sequência aparecem Dr. Furlan (MDB), de Macapá, com 78% de aprovação, e Léo Moraes (Podemos), de Porto Velho, com 75%.
Na outra ponta do ranking, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, registrou o pior desempenho entre os gestores avaliados. Conforme a pesquisa, 79% dos entrevistados desaprovam sua administração, enquanto 14% aprovam e 7% não responderam. A gestão municipal foi considerada ruim ou péssima por 66% dos moradores da capital sul-mato-grossense.

O levantamento da AtlasIntel ouviu 82.781 pessoas em todo o país entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.