Cynara Maíra | Publicado em 20/10/2025, às 07h22
A Prefeitura de Olinda decretou luto oficial de três dias após uma explosão destruir um conjunto de oito casas conjugadas na manhã de domingo (19), no bairro de Ouro Preto. A tragédia deixou duas pessoas mortas e dez feridas. No momento do acidente, 12 moradores estavam nas residências.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, determinou a atuação integrada de diversas secretarias para dar suporte às vítimas e familiares e lamentou o ocorrido.
“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. [...] Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, afirmou a gestora.
A explosão ocorreu por volta das 7h30 de domingo, na Rua Dr. Bernardino de Sena Dias. O impacto destruiu completamente oito casas, cinco no térreo e três no primeiro andar, e danificou outras residências próximas.
Três imóveis vizinhos que permaneceram de pé foram interditados pela Defesa Civil. Moradores que estavam no local relataram um forte cheiro de gás logo após o estrondo, mas as autoridades ainda não confirmaram oficialmente a causa do acidente.
Duas pessoas morreram na tragédia:
Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, faleceu pouco depois da explosão.
Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, era cadeirante e ficou cerca de dez horas desaparecida sob os escombros. Ela foi localizada pelos bombeiros com a ajuda de cães farejadores.
Entre os dez feridos, o caso mais grave é o de José de Lima, de 67 anos, marido de Luzinete. Ele teve 90% do corpo queimado, foi socorrido de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, e seu estado de saúde é considerado grave.
Fabiana Soares Ferreira, esposa de Cláudio, sofreu uma fratura na perna e um ferimento na cabeça, mas recebeu alta no mesmo dia. Outras vítimas incluem duas crianças, de 10 e 12 anos, e uma idosa de 78 anos, que também já tiveram alta.
A operação de resgate contou com 33 bombeiros e nove viaturas, além de equipes do Samu, da Defesa Civil municipal e estadual, e das Polícias Civil e Militar. A governadora em exercício, Priscila Krause (PSD), acionou as equipes do estado para auxiliar nas ações.
Em missão internacional na China, a governadora Raquel Lyra (PSD) se manifestou pelas redes sociais. “Daqui da China, sigo em contato com a governadora em exercício Priscila Krause, que já conversou com a prefeita Mirella Almeida e reafirmou o trabalho do Governo de Pernambuco neste momento difícil. Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas”, declarou.
A causa da explosão ainda não foi oficialmente determinada. A principal suspeita, com base em relatos de moradores, é de vazamento de gás. O Instituto de Criminalística (IC) realizou a perícia na área, e a Polícia Civil, através da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação do caso
O que será que será?
Cabo de Santo Agostinho realiza 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia
Instituto Dom Hélder Câmara será contemplado no Criança Esperança 2025, da Rede Globo