Em parceria com Lula, Raquel Lyra consegue 100 ônibus elétricos para RMR

Cynara Maíra | Publicado em 17/12/2025, às 12h16 - Atualizado às 12h36

Governo Lula disponibilizará recursos para compra de 100 ônibus elétricos para RMR -
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

No mesmo dia em que o presidente Lula (PT) e a governadora Raquel Lyra (PSD) assinaram um acordo de distribuição de recursos para estadualização do Metrô do Recife, a gestora também conseguiu articular a compra de 100 ônibus elétricos para o sistema do Grande Recife, através de recursos federais.

A medida, confirmada na terça-feira (16) em Brasília, busca diminuir os problemas de mobilidade e aumentar as obras estruturais na rede metroviária.

O investimento irá diretamente para o Estado, que ficará responsável pela aquisição e operação dos veículos. Segundo a gestão, todos os novos ônibus terão ar-condicionado.

"O recurso será repassado ao Estado, nós vamos comprar esses ônibus e colocá-los em funcionamento... para que a gente possa minimizar o sofrimento da população", afirmou Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, a chegada dos elétricos faz parte de um plano integrado. O objetivo é oferecer uma alternativa de transporte de qualidade enquanto o metrô passa por reformas emergenciais, que incluem a troca de trilhos e a reforma de estações.

"Esses investimentos vão melhorar a mobilidade e permitir que a concessão fique de pé... o presidente Lula prometeu a compra de 100 novos ônibus elétricos para que a Região Metropolitana possa ter uma melhor mobilidade", explicou o secretário.

Além dos ônibus, o pacote anunciado em Brasília prevê a aquisição de 11 vagões seminovos para o metrô e um aporte de R$ 57 milhões imediatos para melhorias nas estações.

Crise na frota atual

Uma apuração recente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) revelou que cerca de um terço dos coletivos que circulam no Grande Recife já ultrapassaram a vida útil legal de oito anos. Segundo o promotor Leonardo Brito Caribé, se a frota não for renovada, o índice de veículos vencidos pode chegar a 70% até o final de 2026.

A situação é ainda mais grave no transporte complementar de Jaboatão dos Guararapes, onde 90% dos micro-ônibus estão fora da validade. 

Lula Raquel Lyra RMR ônibus Cidades

Leia também

Após acordo sobre Metrô do Recife, Metroviários repudiam concessão: "afronta ao povo pernambucano"


Amupe aponta ausência de recursos para municípios na PEC da Segurança Pública


Projeto resgata histórias de mulheres perseguidas pela DOPS em Pernambuco