Cynara Maíra | Publicado em 11/12/2025, às 14h43 - Atualizado às 15h49
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), assina na noite desta quinta-feira (11), junto ao Governo Federal, o início das obras de três habitacionais no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
Com 568 habitacionais no total, as unidades de Maria Elvira, Maria Felipa e Caiara 2 terão mais de R$ 100 milhões em investimentos pelo Minha Casa, Minha Vida. A gestão do socialista já entregou mais de 5 mil unidades habitacionais desde o primeiro mandato, em 2021.
João Campos participará do momento ao lado do superintendente estadual da Caixa, Marcelo Maia.
Entrevistado pelo PodJá- O Podcast do Jamildo, Marcelo Maia comentou sobre a suposta "corrida da habitação" que ocorre nesse ano pré-eleitoral entre o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra (PSD).
"Eu digo que essa batalha de quem faz melhor, eu acho que ela é muito produtiva para a população e na habitação. Eu estou muito entusiasmado, acredito sim que se a gente continuar assim a gente consegue combater um déficit, estancar, começar a reduzir e entrar numa curva diferente. O que é importante", afirmou Marcelo.
Confira os comentários do superintendente da Caixa sobre habitação em Pernambuco:
Sobre a suposta corrida, a movimentação dos políticos unida ao volume de investimentos do Minha Casa, Minha Vida liberados pelo Governo Federal, os anúncios de habitacionais são quase mensais entre a gestão de Raquel Lyra e João Campos.
Ainda na quinta-feira passada (04), a governadora divulgou a construção de dois habitacionais em Tamandaré e Paulista.
Nesta quinta, o Governo de Pernambuco entregou 170 unidades habitacionais no condomínio Jardim Monjope, em Igarassu, em parceria com o Morar Bem PE e o Minha Casa, Minha Vida.
O sistema do Morar Bem garante um subsídio extra de R$ 20 mil para pessoas com até 2 salários mínimos, além dos benefícios previstos no programa federal de habitação. Segundo o Governo, mais de 16 mil imóveis já foram beneficiados com o Morar Bem.
O próximo espaço que devem ser alvos da disputa pré-eleitoral de João Campos e Raquel Lyra é o Centro do Recife. Com o espaço esvaziado ao longo dos anos e diversos prédios desabitados e subutilizados, os gestores devem utilizar o sistema de retrofit para apresentar novas possibilidades para região.
A secretária de Habitação de Pernambuco, Simone Nunes, já anunciou que tem planos de desenvolver um habitacional em plena Avenida Guararapes para trazer novo propósito para o espaço.
Ideia semelhante é a do Distrito Guararapes, apresentado por João Campos no final desse ano, um projeto que busca revitalizar o bairro de Santo Antônio a partir da concessão privada. Dentre os planos para o Distrito, está o investimento em habitação na área.
Lula ironiza oposição e diz que direita “inventa muito nome” para 2026
A primeira vitória da chantagem
Pernambuco cai de nível em indicador de previdência e fica com nota C; Funape aponta mudança de cálculo