Plantão Jamildo.com | Publicado em 12/08/2025, às 14h41
A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pelo deputado Alberto Feitosa (PL), aprovou, por unanimidade, a indicação do advogado Virgílio Oliveira para o cargo de administrador geral de Fernando de Noronha. A reunião ocorreu nesta terça-feira (12).
Antes da votação, os deputados realizaram sabatina para avaliar o indicado, que ocupa o cargo de administrador adjunto desde maio. A indicação foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSD) no fim de março. A análise, prevista para ocorrer em até 15 dias, foi adiada pelo clima de mal-estar na Casa provocado pelo atraso no pagamento das emendas impositivas de 2024. Com a questão resolvida, a sabatina foi marcada.
Virgílio é filho do deputado federal Waldemar Oliveira (Avante), que acompanhou a reunião. O administrador do arquipélago é indicação do Avante, que deixou a prefeitura do Recife e se aliaram no projeto de reeleição da governadora. Outro nome indicado pela legenda é o ex-prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, mais conhecido como Manuca, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco.
Durante a sabatina, o indicado apresentou seus projetos nas áreas de turismo, social, educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde.
Na saúde, ele anunciou a implantação de uma casa de apoio no Recife com setor específico para gestantes de Noronha. “Elas serão mais acolhidas e terão todo o acompanhamento médico necessário”, disse.
Também afirmou que pretende viabilizar uma aeronave baseada na ilha para transporte de pacientes ao continente. “Conversei com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a possibilidade de manter um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em Noronha para esse transporte. Estamos determinados a conseguir a aeronave, seja com recursos próprios ou por outras alternativas”, declarou.
Na educação, Virgílio mencionou apoio para crianças atípicas e cursos de capacitação para formação de mão de obra local. Entre outras propostas, citou a contratação de salva-vidas para as praias, instalação de pontos de internet rápida e gratuita em áreas turísticas, recapeamento da BR-363 e pavimentação de estradas vicinais com blocos intertravados.
Após a apresentação, a comissão aprovou a indicação, que segue para votação no plenário ainda nesta terça-feira (12). Thallyta Figueirôa foi exonerada do cargo no final de janeiro. A governadora chegou a indicar Walber Santana, mas desistiu do nome considerado técnico para abrigar o novo grupo político e escolheu Virgílio Oliveira como substituto.
Raquel Lyra comanda formatura de 2.299 policiais militares para Pernambuco nesta terça (12)
Na Alepe, João Campos diz que será alternativa para desalentados com a política
Com pauta travada na Alepe, Virgílio Oliveira começa trabalhos em Fernando de Noronha