Campanha da Prefeitura do Recife quadruplica beneficiários do Gás do Povo

Plantão Jamildo.com | Publicado em 17/12/2025, às 15h41

Vale Gás começou a ser pago na quinta-feira pela Caixa - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Prefeitura do Recife ampliou o acesso da população ao programa federal Gás do Povo após lançar uma campanha de orientação digital voltada a famílias inscritas no Cadastro Único. Em duas semanas, o número de beneficiários na capital quase quadruplicou e superou 30 mil pessoas, segundo dados da Caixa Econômica Federal.

A ação foi conduzida de forma integrada pelas secretarias de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia e de Assistência Social e Combate à Fome. A estratégia incluiu o envio de mensagens segmentadas via WhatsApp para mais de 92 mil recifenses aptos ao benefício, além da disponibilização de informações detalhadas na plataforma Conecta Recife e em página específica criada pela gestão municipal.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa teve como foco reduzir dúvidas sobre o funcionamento do programa e orientar os beneficiários sobre como consultar a situação cadastral e acessar o auxílio. O aumento da procura pelo benefício federal ocorreu logo após o início da campanha, refletindo o impacto da comunicação direta com o público-alvo.

Além da ampliação no número de famílias atendidas, a campanha também resultou em crescimento da rede de estabelecimentos credenciados. O Recife conta com 149 revendas de GLP autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Antes da mobilização, 32 estavam habilitadas no Gás do Povo; após a ação, o total subiu para 55, um aumento de 72%.

A secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, afirmou que a iniciativa fortaleceu a integração entre políticas sociais e ferramentas digitais. “Essa articulação tornou mais eficiente a base de dados sobre beneficiários e estabelecimentos credenciados. Recife foi a única cidade a estabelecer comunicação direta com o público apto ao programa, além de reforçar a orientação presencial nos serviços da rede socioassistencial”, declarou.

A prefeitura informou que eventuais denúncias relacionadas às revendas continuam sob responsabilidade da ANP, que mantém canais próprios de atendimento ao consumidor.

Já o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, avaliou que os resultados iniciais demonstram a relevância da atuação municipal na mediação do acesso às políticas públicas. “O objetivo foi aproximar a informação do cidadão e facilitar o acesso ao benefício”, afirmou.

Recife é a 4ª cidade com mais famílias beneficiadas

O programa, uma das principais ações do Governo Federal no combate à pobreza energética, beneficiará 101.686 famílias na cidade nesta fase inicial.

Recife é a quarta capital com o maior número de famílias contempladas na etapa inicial de expansão do programa, ficando atrás apenas de São Paulo (323,5 mil), Salvador (170,6 mil) e Fortaleza (122,4 mil).

Na primeira fase da operação nacional, o Gás do Povo atende a um total de 997,5 mil famílias em dez capitais, com a meta de alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.

A iniciativa marca a transição de um formato de auxílio em dinheiro (o Auxílio-Gás) para um sistema que assegura a entrega direta do vale-recarga nas revendas credenciadas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o novo modelo, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, visa tornar o benefício mais eficaz e reduzir fraudes, garantindo que o recurso seja aplicado diretamente na aquisição do combustível.

O programa foi lançado em setembro pelo Governo Federal.

Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou o papel social da iniciativa. “Todo mundo tem que ter direito a comer e, para isso, precisa ter direito ao alimento e ao gás para cozinhar. É por isso que estamos tentando mostrar que o que falta nesse país não é dinheiro, é tratar o povo com o respeito e a decência que o povo brasileiro precisa”, disse o presidente.

Serão elegíveis as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado. Quem já é atendido pelo Bolsa Família tem prioridade na migração para o novo modelo de entrega direta.

João Campos Prefeitura do Recife Lula Gás do Povo

Leia também

Recife é a 4ª cidade com mais famílias beneficiadas na fase inicial do programa Gás do Povo


Governo inicia adesão de revendas ao Gás do Povo, que dará botijão gratuito a mais de 15 milhões de famílias


Pernambuco terá 1,14 milhão de famílias beneficiadas com gás de cozinha gratuito