Após operação com a PM, Compesa dobra volume de água distribuído no Sertão do Araripe

Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/10/2025, às 14h27

-
COMPARTILHE:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ampliou o volume de água distribuído para o município de Ipubi, no Sertão do Araripe, após uma operação conjunta com a Polícia Militar para combater furtos de água na região. A ação, iniciada na última quinta-feira (2), resultou na duplicação da vazão que chega à cidade, passando de 10,1 litros por segundo para 20,1 litros por segundo.

A operação se concentrou em um trecho de 12 quilômetros da Adutora do Oeste, responsável pelo abastecimento de Ipubi. No primeiro dia, foram inspecionados três quilômetros da adutora e identificadas cinco ligações clandestinas de grande porte, localizadas em chácaras e em uma fábrica. Segundo a Compesa, a água recuperada equivale ao abastecimento mensal de cerca de cinco mil pessoas.

Operação busca reduzir o rodízio e regularizar o abastecimento

Ipubi enfrenta um calendário rigoroso de distribuição de água. Antes da operação, o fornecimento ocorria durante quatro dias seguidos, seguido por um intervalo de 45 dias sem abastecimento. Diante da situação, a Compesa mobilizou as polícias Civil e Militar para a ação, que seguirá nos próximos dias com o objetivo de eliminar outras irregularidades. Com os resultados iniciais, a companhia avalia a possibilidade de ampliar o tempo de abastecimento e reduzir o rodízio no município.

De acordo com a Compesa, o combate ao furto de água tem sido uma das prioridades da empresa, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS). As ligações clandestinas, além de causarem prejuízos financeiros à estatal, comprometem o fornecimento regular nas cidades.

A companhia destacou que o desvio de água é crime, previsto no Código Penal, e pode resultar em prisão e multa. Em todas as operações, são registrados Boletins de Ocorrência para que as autoridades competentes conduzam as investigações e adotem as medidas legais cabíveis.

Embed para o site de Jamildo Melo

Compesa Polícia Militar Sertão do Araripe

Leia também

TCE aprova modelagem da concessão parcial da Compesa e recomenda ajustes ao governo


Leilão parcial da Compesa será realizado no dia 18 de dezembro


Concessão parcial da Compesa: Raquel Lyra faz coletiva para explicar edital divulgado