Antigo prédio do INSS é cedido ao Estado e vai se tornar moradia popular

Yan Lucca | Publicado em 10/09/2024, às 16h48

Prédio fica localizado no centro do Recife e já foi ocupado por movimentos de moradia popular - Yan Lucca/Jamildo.com
COMPARTILHE:

Após o anúncio da recuperação do antigo prédio do jornal Diário de Pernambuco, próximo à Avenida Dantas Barreto e a reabertura do Cinema São Luiz, um dos mais antigos cinemas de rua do país, a governadora Raquel Lyra continua a anunciar novidades para o centro do Recife.

Objetivando a recuperação do centro do Recife e a promoção de moradias populares, o governo do Estado firmou um protocolo de intenções, nesta segunda-feira (9), com o Ministério da Previdência Social, oficializando a doação do antigo edifício Segadas Viana para o Estado.

Localizado na Marquês do Recife, bairro de Santo Antônio, o edifício abrigou por muito tempo o INSS e pertence ao Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS).

A assinatura ocorreu no Palácio Campo das Princesas na segunda-feira (09) - Foto: Previdência Social

O local será transformado em habitacional de interesse social por meio do programa Morar Bem PE, programa de moradia do governo. 

A oficialização foi feita durante a passagem do ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas.

Na ocasião, ainda foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria de Administração (SAD) para ofertar os serviços do Instituto nas unidades do Expresso Cidadão.

“Iremos destinar o Edifício Segadas Viana para moradia popular e contribuir com a requalificação do Centro do Recife. No momento, 120 famílias vivem no imóvel, e iremos transformá-lo para que elas possam ter condição digna de moradia. Há meses, estamos em diálogo com o Governo Federal e os movimentos sociais para poder apresentar o projeto e captar recursos para realizar a obra de retrofit. Também firmamos uma cooperação com o INSS. A partir de outubro, nossos servidores estarão habilitados para trabalhar no apoio à concessão de benefícios e outros atendimentos do INSS nas oito unidades do Expresso Cidadão”, afirmou a governadora.

A revitalização destinada à moradia popular será viabilizada através do Minha Casa Minha Vida. “Diante da sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que sabe que lá existem pessoas morando, o Estado irá recuperar o prédio em parceria com o Governo Federal, para que se torne digno de moradia. Esse prédio é uma luta antiga dos movimentos sociais, e nós vamos estar pessoalmente empenhados. Quero agradecer à governadora pela oportunidade de fazer essa união”, afirmou Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

Revitalização do Centro do Recife

Nas eleições municipais, o tema "Centro do Recife" está sendo bem explorado pelos candidatos de oposição ao atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB).

O argumento dos concorrentes e dos opositores do socialista é que o Centro do Recife encontra´-se em "estado de abandono" e "entregue à violência". 

No roteiro da oposição, ruas como a da Imperatriz, da União, Avenida Conde da Boa Vista, entre outras que eram conhecidas pelo comércio efervescente dos anos 70, 80 e 90, hoje estão "abandonadas" e com seus imóveis desocupados.

O candidato do palácio, Daniel Coelho, recentemente fez uma postagem em sua rede social pontuando o suposto abandono da Rua da Imperatriz. Confira: 

Prefeitura desapropria prédios históricos para novo campus do IFPE no Recife

Foto: Wagner Ramos / Prefeitura do Recife

No mês de junho, a prefeitura do Recife anunciou a desapropriação dos Edifício Trianon e do Cine Art-Palácio para a construção do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Essa ação visa garantir a preservação da memória cultural da cidade. Quando pronto, o Campus terá capacidade para 1.400 estudantes.

Raquel Lyra Governo Federal INSS

Leia também

Eleições 2024: decisões favoráveis à Frente Popular suspendem novas peças publicitárias de Gilson Machado


Em meio às eleições, Raquel Lyra deixa de seguir João Campos nas redes sociais


No primeiro guia na TV, Daniel Coelho associa slogam de João Campos a desdém com pobreza no Recife