Amupe, Compesa e TJPE apresentam Refis para os municípios pernambucanos

Redação Jamildo.com | Publicado em 16/06/2026, às 22h00

A exposição abordou aspectos relacionados à segurança, à saúde ocupacional e à observância das normas trabalhistas na contratação e execução desses serviços pelos municípios - Foto: Aluísio Moreira
COMPARTILHE:

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou nesta terça-feira (16), em sua sede, no Recife, uma Assembleia Extraordinária com prefeitos e prefeitas de diversas regiões do estado. O encontro reuniu representantes dos municípios, da Compesa, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) para discutir pautas de interesse das administrações municipais.

Entre os principais temas abordados esteve o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) da Compesa, iniciativa construída em parceria com a Amupe e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).

O programa tem como objetivo oferecer alternativas para a regularização dos débitos dos municípios junto à companhia, utilizando mecanismos de conciliação e negociação pré-processual. A ação busca ampliar as possibilidades de resolução consensual de pendências entre a Compesa e os municípios pernambucanos, contribuindo para a construção de acordos e a redução da judicialização dos conflitos.

O momento também serviu para apresentar esclarecimentos sobre a utilização dos recursos provenientes da outorga da Compesa e orientações relacionadas à contratação de serviços de pavimentação em paralelepípedos e iluminação pública.

O presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, destacou a importância do diálogo entre os entes envolvidos para a construção de soluções voltadas às demandas dos municípios.

A Amupe tem trabalhado para aproximar os gestores municipais das instituições estaduais e dos órgãos de controle, criando espaços de diálogo que contribuam para a busca de soluções e para o fortalecimento da gestão pública em Pernambuco”, afirmou.

Também durante a assembleia, a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Adriana Gondim, coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat), apresentou orientações aos gestores municipais sobre as condições de trabalho dos profissionais que atuam nos serviços de iluminação pública e nas atividades de pavimentação em paralelepípedos.

A exposição abordou aspectos relacionados à segurança, à saúde ocupacional e à observância das normas trabalhistas na contratação e execução desses serviços pelos municípios.

Amupe municipalismo Pedro freitas

Leia também

Ministério Público do Trabalho propõe, na Amupe, melhorias para segurança do trabalho na administração pública municipal


Amupe debate investimentos de R$ 1,3 bilhão da Compesa para municípios


Ruben Lima destaca avanço de regularização fundiária na Semana Solo Seguro