Clara Nilo | Publicado em 02/10/2025, às 12h39 - Atualizado às 13h10
A CAIXA Cultural Recife receberá, de 7 a 12 de outubro, a 15ª edição do Festival Internacional de Animação de Pernambuco – ANIMAGE. O evento, que tem entrada gratuita, exibirá 134 filmes de 51 países, entre estreias nacionais e internacionais, clássicos restaurados, retrospectivas e destaques da produção brasileira.
Além das exibições, o ANIMAGE terá uma programação formativa na CAIXA Cultural, com oficinas, masterclasses e encontros de conversa gratuitos. Entre os convidados estão a animadora paulista Rosana Urbes; o diretor português Nuno Beato; a animadora baiana Pâmela Peregrino e o diretor alemão Frédéric Schuld.
A edição de 2025 selecionou 72 curtas para a Mostra Competitiva. O júri é formado por Beato, o animador Jason Tadeu e a jornalista pernambucana Luciana Veras. Este ano foram recebidos mais de 2.300 produções de 112 países diferentes, o maior número de inscrições até hoje.
Entre os longas em destaque estão:
O Brasil terá protagonismo com 26 produções, incluindo Safo, de Rosana Urbes, premiado em Annecy, Como Nasce um Rio, exibido em Tribeca, e curtas pernambucanos inéditos como Medo Monstro e Odudua.
“Os quinze anos do ANIMAGE consolidam o festival como espaço de troca, diversidade e formação de novos públicos. É mais do que um evento de exibição, é um lugar de desenvolvimento da arte da animação”, afirmou Gutie, diretor do festival.
A programação completa pode ser acessada no perfil oficial do evento no Instagram.
Exclusivo: dois agravos contra liminar sobre vagas de Medicina para MST
Briga no MDB: Justiça anula filiação de Waldemar Borges durante manobra da oposição
Raquel Lyra comanda aula de formação de novos bombeiros e ressalta queda no número de homicídios