Governo de Pernambuco promove seminário sobre tráfico de pessoas no Cais do Sertão nesta quarta (30)

Evento marca o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas e deve reunir especialistas, gestores e entidades da sociedade civil no Bairro do Recife

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 28/07/2025, às 15h06 - Atualizado às 15h45

Divulgação
Divulgação

O Governo de Pernambuco realizará, nesta quarta-feira (30), o Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Cais do Sertão. O evento é gratuito, aberto ao público e integra as ações do estado para marcar o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, capacitar agentes públicos e a sociedade civil, além de ampliar aa articulação institucional em torno de políticas de enfrentamento ao tráfico humano.

Durante o seminário, também será promovida a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU), voltada à conscientização sobre crimes de exploração humana.

“A governadora Raquel Lyra tem reafirmado que a dignidade humana é prioridade no nosso governo. Este seminário integra esse esforço permanente de mobilização, fortalecimento da rede de proteção e articulação interinstitucional”, afirmou a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, Joana Figueirêdo.

Confira a programação 

A abertura acontece às 8h30, com intervenção da poetisa Joy Tamires. Às 9h, será realizada a mesa institucional de abertura, com participação de autoridades estaduais, representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil.

A roda de conversa “O que é Tráfico de Pessoas?” será às 11h, mediada pela equipe do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), com presença de autoridades do âmbito público e da sociedade civil.

No período da tarde, a partir das 14h, a programação será dividida em três painéis temáticos, com duração de 30 minutos cada:

  • Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade. Facilitador: Instituto Aliança;

  • Trabalho Análogo à Escravidão e Direito das Profissionais do Sexo. Facilitadora: Débora Tito (MPT);

  • Municipalização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: NETP/Ipojuca. Facilitadora: Suelly Madeira.