Governo de Pernambuco convoca nova turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros para o Curso de Formação. Matrícula será presencial, no Recife.
por Ana Luiza Melo
Publicado em 03/07/2025, às 12h22 - Atualizado às 12h37
O Governo de Pernambuco convocou mais 317 candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar para a matrícula no Curso de Formação Profissional. Os convocados devem realizar a inscrição entre os dias 14 e 17 de julho, prazo que também vale para candidatos sub judice, reclassificados e empatados, conforme previsto no edital.
A chamada faz parte das ações do programa Juntos pela Segurança, que visa recompor e fortalecer o efetivo das forças de segurança pública do Estado. A matrícula será presencial, na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), localizada na Rua Tabira, 252, Boa Vista, no Recife. O edital com a lista dos convocados foi publicado no site da organizadora do concurso, o Instituto AOCP.
“Desde o início da nossa gestão, reforçamos o compromisso com a segurança pública. Cada nova turma que começa sua formação representa um passo importante para ampliar a presença do Estado nas ruas. Até o final de 2026, serão mais de 7 mil novos bombeiros, policiais militares e civis atuando em Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o Estado vem ampliando os investimentos em recursos humanos, capacitação, equipamentos e tecnologia para fortalecer a atuação das forças de segurança. “Com planejamento, integração e uso da inteligência, temos obtido resultados concretos na redução da criminalidade em todo o território", declarou.
O concurso do Corpo de Bombeiros foi lançado em dezembro de 2023 e teve provas aplicadas em janeiro deste ano. A previsão é de ingresso de 660 novos soldados bombeiros militares até o fim de 2026. Desses, mais de 3.500 aprovados nos concursos da área de segurança pública já estão em curso de formação, etapa final antes da nomeação oficial.
Antes desta nova convocação, o Governo de Pernambuco já havia realizado outras chamadas dentro do concurso do Corpo de Bombeiros Militar. Em setembro de 2024, foi publicada a primeira convocação para o Curso de Formação de Soldados, com 300 candidatos chamados para o cargo de soldado bombeiro militar e outros 30 para o posto de 2º tenente.
Já em abril de 2025, foi a vez de um novo edital convocar 180 candidatos para os Cursos de Formação de Oficiais (CFO), sendo 150 para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e 30 para o Corpo de Bombeiros. Com essa etapa, o número total de convocados para os cursos de oficiais chegou a 300 pela PM e 60 pelo CBM.
A convocação atual, publicada em 27 de junho de 2025, é a segunda chamada específica para o Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros e inclui 317 novos candidatos, com prazo de matrícula entre os dias 14 e 17 de julho (excepcionalmente até o dia 18, em casos justificados).