Vacinação contra dengue para adolescentes é ampliada para todo o estado de Pernambuco

Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra dengue para todos os municípios do país; Pernambuco tinha apenas 48 cidades que receberam esta campanha

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 28/01/2026, às 07h17 - Atualizado às 08h05

Pacote da vacina da dengue
São necessárias duas doses para imunização completa

Pernambuco amplia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes a todos os municípios.

Antes, apenas 48 cidades receberam doses.

Segundo o Governo do Estado, assim que as vacinas chegarem, os gestores locais já podem começar o processo de imunização.

Nesta quarta-feira (28), às 10h, será feito um webinário para instruir os profissionais que estão envolvidos.

A partir desta semana, a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos no estado de Pernambuco passa a alcançar todos os municípios do estado.

Por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), distribuiu as primeiras 30 mil doses, que garantem proteção contra os quatro sorotipos de vírus da doença.

Segundo o Governo de Pernambuco, a vacinação deve começar assim que os gestores locais receberem as doses.

A medida atende à recomendação do Ministério da Saúde, que determinou a ampliação da estratégia de imunização para todas as cidades do país. Esta nova diretriz substitui a anterior, estabelecida em abril de 2024, que priorizou 48 cidades, devido ao estoque limitado do imunizante. 

No estado, 656.399 pessoas se encontram na faixa etária da campanha. Desde o início da campanha, 173.544 doses de vacina já foram aplicadas, considerando os dois estágios da imunização.

É necessário que a pessoa receba a aplicação de duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre as vacinas

“A ampliação da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todos os municípios de Pernambuco representa um avanço significativo nas ações de prevenção às arboviroses no Estado. Essa medida, alinhada às recomendações do Ministério da Saúde, amplia o acesso ao imunizante e fortalece a proteção da população contra os quatro sorotipos do vírus. O Programa Estadual de Imunizações está estruturado para dar suporte técnico aos municípios, assegurando a adequada execução da estratégia, desde a distribuição das doses até o acompanhamento e registro da vacinação”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa. 

Capacitação

Como parte da estratégia da campanha de imunização, o PEI realizará, nesta quarta-feira (28), um webinário para orientar e capacitar os profissionais que atuam nas salas de vacinação.

O momento abordará o cenário epidemiológico das arboviroses e as diretrizes para implementação da vacinação de crianças e adolescentes nos municípios.

A transmissão acontece a partir das 10h, pelo canal da Diretoria Geral de Telessaúde no YouTube, com participação de gestores e técnicos da SES.