Fiscalização do Coren-PE revela abandono de 19 unidades básicas em Palmares; gestão promete reabertura até fevereiro
por Yan Lucca
Publicado em 09/01/2025, às 15h04
A saúde pública de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, enfrenta uma crise nas UBS. Das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, 19 estão fechadas, o que representa 70% de inatividade, de acordo com o Coren-PE.
O problema foi constatado nesta quarta-feira (08) durante uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). De acordo com moradores, o fechamento ocorreu no final de dezembro, deixando a população, especialmente da zona rural, desassistida.
“A situação que encontramos é muito preocupante. Na Zona Rural, por exemplo, os moradores estão sofrendo com a suspensão total do serviço. Todas as seis unidades foram fechadas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles idosos, pacientes com doenças crônicas e gestantes precisam se deslocar, com meios próprios, a procura de uma unidade que esteja funcionando. Além disso, os profissionais de saúde que atuam nas UBS não notificados formalmente sobre o fechamento das unidades. Todos os remanejamentos e demissões foram tratados pessoalmente, sem qualquer oficialização”, relatou Dr. Almir Alves, Conselheiro-Tesoureiro do Coren-PE.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
O Secretário de Saúde de Palmares, Bruno César Camilo da Silva, confirmou a suspensão temporária dos serviços, justificando a medida com uma suposta queda de 80% na procura por atendimentos nas UBS em anos anteriores. Ele informou ainda que a previsão é de que todas as unidades voltem a funcionar plenamente até o dia 03 de fevereiro.
Entretanto, a decisão contraria a legislação vigente. Um levantamento do Coren-PE revelou que o Ministério da Saúde não foi informado sobre a suspensão, e as 19 unidades seguem ativas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Essa irregularidade pode comprometer o repasse de verbas federais destinadas à saúde municipal.
Após a fiscalização, o Coren-PE notificou a gestão municipal para que restabeleça os atendimentos em todas as UBS imediatamente. A Procuradoria do Conselho também se prepara para tomar medidas legais cabíveis.
A ação de fiscalização foi a primeira grande operação do Coren-PE após a inauguração de sua subseção em Palmares, em outubro de 2023. A unidade busca ampliar a atuação do Conselho e atender profissionais de saúde de Palmares e outros 21 municípios da 3ª Gerência Regional de Saúde (GERES), como Bonito, Catende, Água Preta e Maraial.
Enquanto isso, a população de Palmares segue enfrentando sérias dificuldades no acesso ao atendimento básico de saúde, com impacto especialmente severo para as comunidades rurais.
Leia também
@blogdojamildo