Estrutura montada para a COP30 24h atenderá até 200 pacientes por dia e reforça integração entre SUS e governo estadual
por Clara Nilo
Publicado em 11/11/2025, às 11h02 - Atualizado às 11h09
Começaram, nesta semana, as atividades do Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. A estrutura foi montada pelo Governo Federal para reforçar o atendimento em saúde durante a COP30 e é coordenada pela Força Nacional do SUS, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
O hospital reúne 144 profissionais voluntários de diversos estados brasileiros (entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos) e funcionará 24 horas por dia até 25 de novembro, com capacidade para atender até 200 pacientes em casos de baixa e média complexidade.
O atendimento será de porta aberta, beneficiando tanto moradores da região quanto visitantes que participam do evento internacional.
Além da estrutura principal, o HCamp contará com quatro postos avançados de atendimento localizados na Blue Zone da COP30, visando garantir a cobertura médica em todas as áreas do encontro global sobre o clima.
O Hospital de Campanha é composto por oito módulos, sendo seis voltados à assistência direta à população e dois ao apoio logístico e administrativo. A estrutura dispõe de recepção e triagem, sala de emergência, medicação, observação, consultórios e sala de procedimentos, além de um setor de comando e regulação, responsável pela coordenação dos atendimentos e pelo encaminhamento de casos mais graves à rede hospitalar.
Há ainda áreas dedicadas à logística, engenharia e manutenção, que garantem o funcionamento contínuo dos serviços ao longo da COP30.
De acordo com o coordenador do Hospital de Campanha da Força Nacional do SUS, Djair Soares, a iniciativa representa uma demonstração concreta da capacidade de articulação do sistema público de saúde.
“É uma ação concreta de cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal para proteger vidas e fortalecer o SUS”, afirmou ele.