Secretaria Estadual de Saúde promove eventos e reforça serviços para aumentar taxas de aleitamento materno exclusivo no estado
por Ana Luiza Melo
Publicado em 01/08/2025, às 14h35 - Atualizado às 19h06
Nesta sexta-feira (01), tem inicio o Agosto Dourado, campanha nacional que busca incentivar a amamentação materna. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde promove ao longo do mês uma série de ações com tema central voltado à construção de redes de apoio sustentáveis.
De acordo com a pasta, a programação envolve seminários presenciais e webpalestras, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
A técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente e coordenadora do Programa Estadual de Aleitamento Materno da SES-PE, Marta Rejane esclarece que o leite materno é considerado um alimento completo.
"Contém anticorpos, água, gorduras, proteínas e vitaminas. Em sua composição, ele oferece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e sua proteção contra infecções. Também é fundamental no combate à desnutrição, contribuindo diretamente para a redução da taxa de mortalidade infantil”, destaca.
A Secretaria informou ao site Jamildo.com que a agenda tem início na próxima sexta-feira (08), com o Seminário Estadual “Juntos pela Amamentação: PE Construindo Redes de Apoio Sustentáveis”, que será realizado das 8h30 às 12h, no Auditório Alice Figueira, localizado no IMIP, no Recife.
O evento contará com representantes do Ministério da Saúde, da SES-PE, do IMIP e de entidades parceiras, como a Sociedade Pernambucana de Pediatria (SOPEPE).
Na ocasião, será realizada a palestra “Amamentação: Apoie em Todas as Situações”, com a nutricionista e consultora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, e participação da médica pediatra Tarciana Mendonça.
Já na quinta-feira (14/08), às 10h, será transmitida ao vivo, no canal da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESSPE) no YouTube, a webpalestra “O porquê da Importância da Rede de Banco de Leite Humano no Apoio à Amamentação”.
A convidada é Vilneide Maria Santos Braga Diégues Serva, médica pediatra, mestre em Saúde Materno-Infantil, coordenadora do Banco de Leite Humano do IMIP e referência técnica nacional em aleitamento materno. A mediação será conduzida por Marta Rejane, referência técnica estadual do Programa de Aleitamento Materno da SES-PE.
Encerrando a programação, no dia 21 de agosto, das 9h às 12h, será realizado o seminário “Manejo da Amamentação na Atenção Primária”, no auditório da sede da SES-PE, no bairro do Bongi.
Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) mostrou evolução dos indicadores de aleitamento materno no estado entre 2019 e 2023 via dados do Sisvan. Após queda em 2020, observou-se crescimento contínuo da cobertura a partir de 2021. Mulheres lactantes jovens e meninas têm maior taxa de Amamentação Exclusiva.
Em 2023, Pernambuco registrou 222,4 mil lactantes atendidas — por meio de 11 bancos de leite e 3 postos de coleta — além de 52,6 mil atendimentos em grupo e cerca de 3 mil visitas domiciliares, com foco na prevenção do desmame precoce, de acorod com o Portal da Saúde. Para comparação, no Brasil como um todo foram atendidas 1,6 milhão de lactantes em 233 bancos de leite e 241 postos de coleta.
O estado possui 11 Bancos de Leite Humano, com coleta, processamento e distribuição do leite doado. Confira alguns dos principais:
Além disso, há 3 Postos de Coleta, localizados na Policlínica e Maternidade Prof. Arnaldo Marques e do Hospital Guararapes.
Pernambuco também conta com 24 salas que oferecem suporte às mães que amamentam. Algumas unidades com esse serviço são:
O programa IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) reconhece hospitais com atendimento humanizado e incentivo à amamentação. São 13 unidades em Pernambuco, entre elas:
Como doar?
Qualquer mulher saudável e em fase de amamentação pode se tornar doadora. O leite é essencial para bebês prematuros ou internados em UTIs neonatais.
Leia também