Silvio Costa Filho é escolhido como novo líder da Maioria na Câmara dos Deputados

Ex-ministro Silvio Costa Filho assume o comando de um bloco suprapartidário de quase 300 parlamentares na vaga que era de Arlindo Chinaglia

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 25/06/2026, às 09h07 - Atualizado às 09h27

Ministro Silvio Costa Filho no PodJá - o Podcast do Jamildo
Silvio Costa Filho é novo líder da Maioria na Câmara - @wesleydalmeidafotografo

O ex-ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirá a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados. O parlamentar pernambucano passa a comandar o bloco suprapartidário com quase 300 deputados.

A indicação para a liderança do grupo majoritário contou com o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Silvio Costa Filho assume o posto oficialmente na próxima semana, logo após a realização da reunião de líderes da casa.

O político de Pernambuco assume a vaga que estava sob o comando do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP). Esse movimento coloca Silvinho em destaque em seu retorno para o Poder Legislativo, pouco menos de dois meses após ele deixar o primeiro escalão do Governo Federal para poder disputar a eleição de 2026. 

"Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil", afirmou Silvio Costa Filho.

O novo líder destacou que pretende concentrar esforços na busca de consensos para acelerar a votação de matérias consideradas prioritárias para o desenvolvimento econômico do país. O deputado defendeu a mediação constante para evitar crises políticas institucionais.

"Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento", declarou o parlamentar.

A escolha para a liderança ocorre na mesma semana em que o político recebeu um reconhecimento técnico em Brasília. O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apontou o pernambucano como um dos cem deputados mais influentes do Congresso Nacional no ano de 2026.