Uma das novas secretarias a serem criadas será a Secretaria-Executiva da Causa Animal
por Jamildo Melo
Publicado em 04/12/2024, às 09h16
A governadora tomou uma decisão política que irá alterar o panorama do primeiro escalão da gestão estadual, com a criação de uma nova Secretaria.
Será criada a Secretaria Estadual de Esportes. A nova pasta será desmembrada da atual Secretaria Estadual de Educação.
A mudança, para ser consolidada, precisará ser aprovada pela Assembleia Legislativa.
"A Secretaria de Esportes ficará incumbida de planejar e acompanhar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo no Estado, abrangendo o paradesporto e os esportes de alto rendimento. Também será responsável pela promoção de políticas integradas para o esporte, pelo estímulo a iniciativas de incentivo às atividades esportivas e pela realização de eventos esportivos, com vistas à inclusão social e à promoção da saúde da população", explica o projeto.
Ao novo secretário caberá "planejar e acompanhar as políticas públicas de desenvolvimento do esporte no Estado, incluindo o para desporto e os esportes de alto rendimento"
Outra mudança é a criação da Secretaria-Executiva da Causa Animal, de segundo escalão, vinculada a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.
A nova área terá "atribuição será formular, coordenar e executar políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal".
O Governo do Estado já definiu os quantitativos de cargos em comissão e funções gratificadas que terão as duas novas áreas.
O novo secretário estadual de Esportes ganhará R$ 19.800,00 por mês.
O novo secretário-executivo da Causa Aninal ganhará R$ 14.300,00 por mês.
Ainda não há nomes confirmados para as duas vagas, mas nos bastidores se fala na acomodação de aliados políticos.
Para a pasta dos Esportes, já foi ventilado um nome indicado pelo União Brasil, do deputado federal Mendonça Filho. O partido está dividido no Estado entre o apoio a Raquel e João Campos.
Com dois anos de gestão, na metade do governo, o governo do Estado busca uma ampliação dos espaços de poder aos aliados, de modo a chegar mais forte em 2026.
Leia também
@blogdojamildo