Quem é o novo secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco

Turismo é a mais nova pasta ocupada pelo PP de Pernambuco, na gestão do PSDB

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 20/06/2024, às 21h36

Paulo Nery é funcionário da Caixa - Fabiana Pepeu/SEI
Paulo Nery é funcionário da Caixa - Fabiana Pepeu/SEI

O administrador Paulo Nery, indicado pelo PP, foi anunciado como novo titular da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco pela governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (20).

O funcionário público federal vai substituir o ex-deputado federal Daniel Coelho, que deixou o cargo para se candidatar a prefeito no Recife. Nestas eleições, ele se filiou ao PSD, para tentar novamente o cargo.

Nos 35 anos de experiência que possui na Caixa Econômica Federal, Paulo Nery já esteve à frente da superintendência regional Nordeste do banco entre os anos de 2017 e 2020, e já passou pelo cargo de superintendente nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco.

Paulo Nery é formado em Administração pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), ele possui MBA em Finanças Corporativas (2004), também pela FIR, e especialização em Gestão de Recursos Humanos no Setor Público (2023), pela UniBF.

Com 35 anos de experiência na Caixa Econômica Federal, Paulo Nery será empossado no cargo na próxima semana.

"Meu sentimento é de gratidão à governadora Raquel Lyra pela confiança que depositou em mim. Vejo a sua dedicação e seu trabalho sério, com ética e transparência. Por isso, estou muito motivado para contribuir com o potencial da indústria do turismo no estado de Pernambuco", comentou Paulo Nery.

"Confiamos no empenho de Paulo Nery, que chega para agregar ainda mais ao time do Governo do Estado. Tenho certeza que sua experiência irá contribuir para potencializar o turismo, uma área tão relevante e fundamental para a geração de empregos", afirmou Raquel Lyra.

No começo do mês, após a divulgação da exoneração de Daniel Coelho da chefia pasta de Turismo e Lazer do Estado, o ex-secretário publicou um balanço dos 1 ano e 5 meses como gestor.

“No último mês, Pernambuco foi o destino mais vendido do Brasil na CVC e na Decolar, duas das maiores operadoras de turismo do país”, comemorou Daniel.

"O estado conquistou o 4º lugar no ranking nacional de receita das atividades turísticas no primeiro trimestre de 2024, além de garantir o 2º lugar no ranking regional, consolidando sua posição como um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Este número significa o dinheiro injetado na economia pelo turismo."

Na Malha Aérea, Daniel destacou que o Aeroporto do Recife registrou um aumento no número de passageiros, com 710.916 viajantes em abril de 2024, o maior número dos últimos 5 anos. Pernambuco solidificou sua posição como o maior hub aéreo do Nordeste, oferecendo conectividade e acessibilidade para viajantes nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para o crescimento do turismo na região.