Desde sua presidência, Gouveia promove mudanças significativas para apoiar municípios pernambucanos com inovações e parcerias
por Yan Lucca
Publicado em 16/01/2025, às 17h00
Com a aproximação do fim do primeiro mandato do ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (Podemos) na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o político faz balanço positivo de obras na instituição desde sua entrada em março de 2024.
O ex-prefeito, que concorre à reeleição no cargo de liderança da associação, teve como enfoque as áreas técnicas e tecnológicas.
Entre as principais alterações, há:
"Nosso compromisso sempre foi ampliar as ferramentas e o apoio que a Amupe oferece aos municípios, garantindo que os prefeitos tenham suporte técnico e acesso a informações estratégicas. Investimos na modernização porque acreditamos que uma gestão eficiente nos municípios transforma a vida das pessoas. É nisso que queremos continuar avançando", afirmou Gouveia.
A partir das mudanças na área técnica e a criação da Rede Amupe, o grupo se tornou em 2024 a segunda associação municipalista do Brasil a implementar uma rede de informações exclusiva.
A Rede criada pela associação de Pernambuco reúne dados sobre ICMS, FPM, IPI, capacidade de crédito e indicadores sociais dos 184 municípios pernambucanos, para auxiliar os prefeitos na tomada de decisões estratégicas.
Outro projeto foi a criação de um núcleo técnico especializado que apoia as gestões municipais na captação de recursos, ao considerar a Capacidade de Pagamento (Capag) de cada município.
Além das inovações, o gestor manteve a continuação do programa Desenvolve PE, promovido em parceria com o Sebrae. A iniciativa visa fortalecer o empreendedorismo nos municípios através da criação de salas do empreendedor e ações como o Selo de Inspeção Municipal (SIM).
Em novembro, a Amupe também realizou, em novembro de 2024, o maior congresso de municípios de sua história. O Seminário de Novos Gestores reuniu mais de 4 mil participantes, com a presença de 170 prefeitos e prefeitas.
Além das etapas internas da associação, o presidente da Amupe também auxiliou na produção da proposta do governo Raquel Lyra (PSDB) que tinha o objetivo de trazer uma distribuição mais equilibrada do ICMS para os municípios de Pernambuco.
Gouveia também foi o representante dos municípios pernambucanos em audiência no Senado Federal sobre a desoneração da folha de pagamento, medida que foi posteriormente sancionada.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Marcelo Gouveia destacou a importância de dar continuidade ao legado de José Patriota, que presidiu a Amupe por 10 anos.
“As pautas da Amupe têm sido cada vez mais aprimoradas para as realidades que as cidades vivem. É esse o legado de Patriota que vamos continuar levando. Principalmente no tocante à representatividade, foi Patriota quem buscou e conseguiu com que todos os 184 municípios fossem associados, e é isso que temos que preservar. A união em prol de municípios fortes é a peça-chave para melhorarmos a vida das pessoas que vivem nas cidades", concluiu.
Leia também
@blogdojamildo