João Campos recebe prêmio de excelência com o nome de Eduardo Campos por atuação na PCR

João Campos foi um dos cinco homenageados na primeira edição da honraria em nome do ex-governador Eduardo Campos. Geraldo Alckmin também recebeu o diploma

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 10/12/2025, às 12h46

João Campos sorri com microfone na mão
João Campos recebeu prêmio que leva o nome do pai, o ex-governador Eduardo Campos - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.

João Campos (PSB) recebeu o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública na Câmara dos Deputados.

A indicação foi feita pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e reconheceu a atuação do prefeito na gestão do Recife.

Em discurso, João citou o legado do pai em Pernambuco, como o crescimento do PIB e a rede de ensino integral.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também foi premiado e defendeu o combate a desperdícios no setor público.

Esta foi a primeira edição do prêmio, criado para incentivar a inovação e o bem comum na administração pública.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), recebeu em Brasília o Prêmio Governador Eduardo Campos de Excelência em Gestão Pública. A cerimônia ocorreu na tarde de ontem, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A honraria, que está em sua primeira edição, tem o objetivo de reconhecer gestores e instituições que se destacam pela inovação e eficiência no serviço público.

A escolha de João Campos para receber o diploma de menção honrosa pela gestão na Prefeitura do Recife partiu de uma indicação do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), após seleção técnica realizada pela premiação

Durante o discurso de agradecimento, João Campos falou sobre o peso simbólico de receber um prêmio que leva o nome de seu pai.

Ele destacou o legado de Eduardo Campos no Governo de Pernambuco, citando feitos como a construção da maior rede de educação integral da época e o crescimento de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual durante os sete anos de mandato.

"Ele tinha uma capacidade de traduzir a força política em entrega concreta, real, na vida das pessoas sem nunca perder a essência. E ele dizia: meu filho, no dia em que a gente perder a capacidade de se indignar com as coisas, a gente não pode estar mais na política", afirmou João Campos.

O prefeito do Recife defendeu a tese de que a melhor homenagem ao ex-governador é a continuidade de seu modelo de gestão, focado em resultados para quem mais precisa.

João Campos utilizou uma expressão recorrente de Eduardo para definir sua meta administrativa que seria "inaugurar vida na vida das pessoas".

Outros homenageados

Além de João Campos, outras quatro personalidades e instituições receberam a premiação nesta edição inaugural.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi um dos agraciados e destacou a necessidade de "obsessão por custo" no serviço público para fazer mais com menos. Alckmin elogiou a visão humanista e inovadora de Eduardo Campos, com quem conviveu politicamente.

Completam a lista de vencedores o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o mestrado profissional em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Ebape).

O presidente da Comissão de Administração e Serviço Público, deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), afirmou que o prêmio busca criar uma "sensível competição" por melhores resultados na gestão brasileira.