João Campos convida líderes mineiros ao PSB e sinaliza novo ciclo na sigla

Ainda neste mês, João Campos assumirá a presidência nacional do PSB e intensifica articulações em Minas com convites a lideranças locais

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 01/05/2025, às 11h42

João Campos em congresso do PSB em Minas Gerais - DIVULGAÇÃO
João Campos em congresso do PSB em Minas Gerais - DIVULGAÇÃO

Ainda neste mês, João Campos assumirá a presidência nacional do PSB. Prévio a isso, o prefeito do Recife intensificou os movimentos de articulação política e sinalizou um novo ciclo no partido ao convidar, publicamente, duas das principais lideranças mineiras: o deputado federal Diego Andrade (PSD) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB).

“Fica o convite do nosso partido para você vir para essas trincheiras e, se você estiver pronto, disputar o mandato de governo do Estado”, afirmou Campos a Diego Andrade durante o congresso estadual do PSB em Minas Gerais.

Em seguida, fez aceno semelhante a Tadeu Leite: “Se é para fazer confusão, vamos fazer grande”, disse, arrancando risos e aplausos.

Ambos os convites miram a janela partidária do primeiro semestre de 2026, período em que políticos com mandato poderão trocar de legenda sem risco de perda do cargo por infidelidade partidária. A movimentação antecipa a estratégia do novo comando do PSB para ampliar sua presença em Minas Gerais e construir palanques de olho nas eleições gerais, principalmente do presidente Lula (PT), com Geraldo Alckmin (PSB).

Crescimento do PSB em Minas Gerais

O segundo maior colégio eleitoral do País, com 16,5 milhões de eleitores, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais não fez deputados federais pelo PSB, em 2022, e não atingiu 2% dos votos válidos no estado.

Além disso, das 77 vagas na Assembleia Legislativa, a legenda tem apenas duas cadeiras.

João Campos encerrou a caravana de congressos estaduais em Minas Gerais após ter passado pelos estados da Paraíba, Ceará, São Paulo e Espírito Santo.

Título de cidadão honorário

Durante o mesmo evento, João Campos foi homenageado com o título de cidadão honorário de Contagem, maior cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A honraria chega dez anos depois de seu pai, Eduardo Campos, também ter sido agraciado pelo Legislativo da cidade.