Prefeito comenta presença de Lula no Galo da Madrugada, destaca diálogo com o Planalto e projeta 3,5 milhões de foliões na capital durante o carnaval
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 13/02/2026, às 15h20
João Campos abriu oficialmente o Carnaval do Recife.
Lula participará do Galo da Madrugada e agenda em Suape.
Prefeito evitou antecipar cenário eleitoral de 2026.
Cidade projeta 3,5 milhões de foliões e R$ 2 bilhões em impacto econômico.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), abriu oficialmente o Carnaval da capital pernambucana na quinta-feira (12) e comentou a expectativa pela presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile do Galo da Madrugada, tradicionalmente no sábado de Zé Pereira (14).
O chefe do Executivo municipal destacou a agenda recente em Brasília e a interlocução com o Palácio do Planalto, mas evitou antecipar movimentos eleitorais para 2026.
Segundo João Campos, o encontro com Lula, realizado dias antes do início da folia, tratou de temas administrativos e do cenário político nacional. “Pudemos falar de política, de cenários de Brasil afora e de conjuntura”, afirmou. O prefeito classificou a reunião como positiva e disse que ambos conversaram sobre o momento político em Pernambuco.
Lula confirmou presença no desfile do Galo da Madrugada, no sábado. Após a passagem pelo Recife, o presidente deve seguir para compromissos em Salvador e no Rio de Janeiro. “Eu tenho certeza que o presidente Lula será sempre muito bem-vindo, não só pela relação política que eu tenho com ele, pessoal, mas também pelo povo de Pernambuco e o povo do Recife”, declarou o prefeito. João também informou que acompanha o presidente em agenda no Complexo de Suape nesta sexta-feira (13).
Campos saiu pela tangente mais uma vez ao comentar a eventual candidatura ao Governo do Estado. O prefeito também não tratou de apoio formal do presidente em uma futura disputa contra a governador Raquel Lyra (PSD). Questionado sobre o tema, limitou-se a ressaltar o diálogo com o governo federal.
O prefeito também apresentou projeções para a festa deste ano. A expectativa da gestão municipal é de público estimado em 3,5 milhões de pessoas e movimentação econômica superior a R$ 2 bilhões. Segundo a prefeitura, o Recife figura entre os destinos mais buscados para o período carnavalesco.

Lenine, homenageado do ano, subiu no palco do Marco Zero ao lado de Liniker, Os Garotin, Anavitória, Lula Queiroga e Maestro Spok. Além dele, teve show do projeto Dominguinho, de João Gomes, Jota.pê e Mestrinho. A noite foi encerrada com o brega de Priscila Senna, que recebeu Conde Só Brega entre os convidados.
A programação conta, de acordo com a gestão municipal, com 98% das atrações formadas por artistas locais. Para a operação da festa, cerca de 3 mil servidores municipais atuam nas áreas de saúde, limpeza urbana, mobilidade e ordenamento.
Em tom descontraído, João Campos comentou que vive um momento pessoal positivo e afirmou que este é o “melhor ano” de sua vida. O prefeito, que anunciou casamento, explicou que não repetirá o visual com cabelo descolorido adotado no Carnaval anterior.
“Imagina que coisa seria se eu chegasse com cabelo no casamento, né? Seria uma coisa questionável”, disse.