Estrategista político anuncia Eduardo Bolsonaro como futuro presidente do Brasil

Durante evento nos EUA, Bannon declarou que Eduardo Bolsonaro será presidente do Brasil em um futuro próximo

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 20/01/2025, às 08h37

Eduardo Bolsonaro com Trump e Jair Bolsonaro - Reprodução Instagram
Eduardo Bolsonaro com Trump e Jair Bolsonaro - Reprodução Instagram

Durante um evento realizado nos Estados Unidos no domingo (19), o estrategista político de direita Steve Bannon declarou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) será presidente do Brasil em um "futuro não tão distante".

A declaração ocorreu em meio a uma série de encontros envolvendo políticos de direita de diversas partes do mundo, organizados paralelamente à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Bannon afirma que Eduardo Bolsonaro é figura central no movimento global

Durante um evento de Bannon com a comitiva brasileira para posse de Trump, o ex-assessor do presidente dos EUA apresentou Eduardo Bolsonaro (PL) como "uma das lideranças mais importantes do movimento global de soberania".

O ex-estrategista de Donald Trump também comparou a trajetória de Jair Bolsonaro à de Trump, chamando de "perseguição política" as ações judiciais enfrentadas por ambos.

Eduardo reforçou essa visão, apontando semelhanças entre as eleições de Trump, em 2016, e de seu pai, em 2018, no Brasil. "Ambos enfrentaram fraudes eleitorais e perseguições políticas semelhantes", afirmou.

Ainda durante essa apresentação, o político chegou a dizer que Eduardo seria presidente do Brasil em um "futuro não tão distante". 

Apesar de ter agradecido a fala após ela ter repercutido na imprensa, o 03 afirmou em suas redes sociais que o próximo presidente seria o seu pai, que atualmente está inelegível pela Justiça Eleitoral. 

Críticas ao governo Lula e defesa de Jair Bolsonaro

Em seu discurso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu duras críticas. Em um momento Bannon chamou Lula de  "um condenado por corrupção" e acusou o governo brasileiro de perseguir Jair Bolsonaro. 

Eduardo afirmou que a inelegibilidade de seu pai foi resultado de críticas ao sistema eleitoral e de encontros com embaixadores. “Temos alguém condenado por corrupção, como Lula, ocupando a presidência, enquanto meu pai está inelegível por criticar o processo eleitoral”, declarou.

O deputado também defendeu a possibilidade de Jair Bolsonaro voltar ao poder em 2026, mesmo enfrentando barreiras políticas e judiciais. "Estamos todos no mesmo barco, lutando para trazer meu pai de volta à presidência em 2026", concluiu.

Quem é Steve Bannon

Bannon é um estrategista político e ex-assessor de Donald Trump. Com carreira inicial na área de mídia, Steve foi diretor-executivo do Breitbart News, um site de notícias vinculado com a extrema-direita. 

Após participar da primeira campanha de Trump, Bannon foi nomeado estrategista-chefe da Casa Branca, sendo demitido poucos meses depois. 

@blogdojamildo