Em ato no Ceará, João Campos celebra filiações e diz que PSB deve dobrar de tamanho no país

João Campos destacou o avanço do PSB no Ceará, sob liderança de Cid Gomes, e afirmou que o partido deve dobrar de tamanho nas próximas eleições

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 04/10/2025, às 10h09

João Campos em Eusébio, no Ceará
João Campos em Eusébio, no Ceará - DIVULGAÇÃO

O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, participou na sexta-feira (3) de um ato de filiação de sete prefeitos ao partido socialista no Ceará. Com as novas adesões, o PSB passa a comandar 72 das 184 prefeituras cearenses, o equivalente a quase 40% do total.

O evento, realizado no município de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza, reuniu lideranças locais e nacionais do partido, entre elas o senador Cid Gomes. Em seu discurso, João Campos destacou a expansão do PSB e reforçou que a atuação da legenda deve priorizar políticas voltadas para a população de menor renda.

Prefeito e prefeita para dar certo têm que gostar de trabalhar, de acordar cedo, de dormir tarde, de não ter medo de problema, de enfrentar desafio. Então é assim que a gente faz, olhando por quem menos tem”, afirmou o prefeito do Recife.

Ele também resgatou as origens políticas de sua família no Ceará e a trajetória do bisavô, Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco. “Um cearense que, com 16 anos, saiu do sertão do Cariri e foi para Recife estudar Direito. O doutor Miguel Arraes foi três vezes governador de Pernambuco e até hoje nunca teve ninguém que olhasse mais pelo povo do que ele. Passaram-se 50 anos, e o nosso lado é o mesmo: o lado de quem menos tem”, disse.

João Campos ainda celebrou a consolidação do PSB no Ceará e apontou o avanço da sigla como reflexo de uma atuação orgânica. “Feliz com o trabalho que o PSB tem feito no Ceará. A gente chega à marca de 72 prefeitos num estado com 184 municípios, com um time pronto para fazer a maior bancada federal do Ceará, renovar uma cadeira no Senado e fortalecer a Assembleia Legislativa”, afirmou.

João Campos em Eusébio, no Ceará

Podem anotar e cobrar: o PSB vai, no mínimo, dobrar de tamanho no Brasil nas próximas eleições. Onde não tem deputado, a gente está construindo, trazendo gente nova, trazendo gente com experiência, para ter um partido forte em todo o país”, completou João Campos.

PSB amplia base e fortalece articulação com Cid Gomes no Ceará

A nova leva de filiações fortaleceu o grupo político de Cid Gomes, que lidera o PSB no Estado. Ex-governador e senador em fim de mandato, Cid foi o principal articulador das adesões que levaram o partido à dianteira entre as siglas com mais prefeituras cearenses.

João Campos em Eusébio, no Ceará

Passaram a integrar o PSB os prefeitos Bruno Gonçalves (Aquiraz), Dr. Júnior (Eusébio), Marquinhos Tavares (Itaitinga), Ana Afif (Cascavel), Giordanna Mano (Nova Russas), Edim (Aracoiaba) e Dilmara Amaral (Limoeiro do Norte). Também se filiou o ex-prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

O senador Cid Gomes destacou, por sua vez, que o crescimento do partido ocorre de forma planejada e dentro de alianças já consolidadas com o governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana, ambos do PT.

Nós queremos fazer do PSB o maior partido do Ceará. Já é o maior em número de prefeitos, e queremos que seja também o maior em deputados estaduais e federais. Trabalhamos em parceria com o governador Elmano e com o ministro Camilo para fazer do Ceará um estado mais justo e melhor para se viver”, discursou o senador.

Cidadão de Fortaleza

João Campos em Eusébio, no Ceará

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a concessão do título de cidadão fortalezense ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). O decreto número 1.358 /2025 que oficializa a honraria foi publicado no Diário Oficial do município em 23 de setembro. A data da solenidade de entrega ainda será definida.

A proposição foi apresentada pelo vereador Luiz Sérgio (PSB) em 2 de maio. O projeto passou por discussão única, e tramitou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para redação final até ser votada em plenário.

João Campos tem buscado projetar uma imagem de gestor técnico, dialogando com diversas forças políticas e sociais, sem abrir mão dos valores que herdou de sua formação familiar: o compromisso com a justiça social, o desenvolvimento sustentável e a democracia”, afirmou o parlamentar.

João Campos atuou forte no segundo turno no país, tendo passado por Natal, Belém e Fortaleza, quando esteve ao lado de Evandro Leitão (PT), eleito numa disputa acirrada contra André Fernandes (PL).