O cobiçado cargo de vice na chapa de reeleição de João Campos (PSB) continua vago. A Federação Brasil da Esperança apresenta dois nomes
por Yan Lucca
Publicado em 10/07/2024, às 16h45
Dois nomes para o vice na chapa de reeleição de João Campos (PSB), mas nenhuma sinalização do atual prefeito da cidade e pré-candidato à reeleição, sobre o assunto.
A falta de definição têm deixado alguns membros da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B) ansiosos por alguma resolução. Um indicativo para a realização da convenção no dia 20 de julho foi definida, mas até então o PT não sabe se estará na chapa de reeleição de João Campos.
Uma fonte do alto escalão do diretório do PT-PE afirmou em conversa com o Jamildo.com, que o partido abriu mão da disputa deste ano em função de um projeto nacional, e que justamente por isso a indicação deveria partir do PT.
A mesma fonte confirmou ao Jamildo.com que não existe um "plano B" caso o PT não ganhe o vice na chapa de João Campos. "A principal preocupação hoje é a representação da Federação na chapa majoritária, pois no nosso entendimento poderemos ter prejuízos na votação dos proporcionais [se o PT não estiver na vice]".
Atualmente a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL) apresentou com dois nomes na disputa pela vice de João Campos, um deles, o Victor Marques (PC do B), foi chefe de gabinete de João Campos, afastado no início do mês de junho, cumprindo a legislação eleitoral, com a desincompatibilização.
Fugindo da pressão do PT, Campos segue utilizando a mesma estratégia, afirmando que só irá decidir a questão mais próxima às convenções.
No dia 28 de junho, um dia após receber o título de Cidadã do Recife, a presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, afirmou, em entrevista coletiva, existir tempo para a definição do vice de João. E tratou da questão com aparente despreocupação.
Gleisi chegou a dizer, inclusive, que o projeto do partido é eleger o maior número de prefeitos e vereadores no campo progressista em 2024, para fortalecer o projeto do presidente Lula da Silva, em 2026, embora deseje que o partido esteja na chapa majoritária.
A convenção municipal servirá para a Federação homologar os 15 nomes que irão concorrer a vereança pelo PT, enquanto 14, na chapa proporcional, pelo Partido Verde e 9 apresentadospelo PC do B.
Independente de um acordo selado, o que se sabe é que o PT irá marchar ao lado de João Campos no Recife, inclusive com o aval do presidente Lula, que já deixou claro que apoia Campos independente da vice. O pleito deste ano é estratégico e está ligado diretamente com as eleições de 2026.
Em visita ao Recife, o presidente Lula rasgou elogios ao socialista João Campos. "É uma alegria trabalhar com um prefeito da qualidade de João Campos. Eu fui muito amigo do pai dele e nunca um presidente da república e um governador tiveram uma relação tão sólida. E eu sei que Eduardo Campos está se mexendo lá no céu. Esse moleque vai ser melhor do que ele para governar uma cidade", afirmou.
Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).
Leia também
@blogdojamildo