Números da pesquisa AtlasIntel apresenta empate técnico entre candidatos para Prefeitura de Fortaleza, mas com vantagem numérica para o candidato do PL
por Cynara Maíra
Publicado em 06/09/2024, às 09h04
Na noite desta quinta-feira (05), a AtlasIntel divulgou uma pesquisa sobre a disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza, capital do Ceará.
Os resultados da pesquisa mostram uma disputa acirrada entre os quatro principais candidatos, que estão tecnicamente empatados entre si.
Na frente numericamente, com apenas 0,8% acima do segundo colocado, está o deputado federal André Fernandes (PL), com 25% das intenções de voto.
A segunda posição fica com o deputado estadual Evandro Leitão (PT), que tem 24,2%. Apesar do espelhamento da polarização nacional PT contra PL, o empate continua com mais dois candidatos.
O ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) fica na terceira posição numérica com 21,7%. Com a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o político também empata com Fernandes e Leitão.
O atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) fica na quarta posição com 19,1% das intenções, também empatando com os demais candidatos.
Essa disputa apertada entre os políticos já ocorria no levantamento da AtlasIntel em agosto de 2024. O principal diferencial foi:
Apesar do acirramento entre os candidatos continuar, a oscilação negativa do atual prefeito, beirando a margem de erro, pode indicar uma diminuição da competitividade de Sarto no pleito, o que também indicaria a perda do PDT de seu principal reduto eleitoral.
Embaixo dessa lista de empate, está o senador Eduardo Girão (Novo), que conseguiu apenas 3,1%. Os demais candidatos, Técio Nunes (PSOL), George Lima (Solidariedade), Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU), tiveram menos de 1% das intenções.
3,1% dos eleitores entrevistados não souberam responder, enquanto votos em branco/nulos formaram 2,3%.
A pesquisa entrevistou via internet 1.211 eleitores de Fortaleza entre os dias 30 de agosto e 04 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento tem registro no TSE pelo número CE-00501/2024.
Leia também
@blogdojamildo